Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Contemporânea de Contabilidade?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS EDITORIAIS DA RCC. A RCC estabelece as normas editoriais abaixo apresentadas para a recepção de originais de artigos e resenhas. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvida aos autores.

Não deve conter nome de nenhum autor no arquivo .doc submetido à RCC com o conteúdo do artigo. Durante o processo de submissão até a publicação do artigo, a identificação de autoria do artigo é informação restrita ao Editor da RCC sendo incluída somente no campo de cadastro de metadados

1. Os artigos devem possuir no máximo 4 autores.

2. Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.

3. Os textos em língua portuguesa deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR6022 de maio de 2003. Para os artigos em língua espanhola deverá ser utilizada a norma ISO equivalente.

4. Os textos deverão ser remetidos por meio da plataforma SEER.

5. Os textos deverão ser digitados em editor de texto Word for Windows com a seguinte configuração: espaço simples, corpo 12, tipo Times News Roman, formato de papel = A4, sem marcações de parágrafo. Deve ser deixado espaço interlinear branco entre o título e sua versão para a língua inglesa; e entre todos os títulos de seção e o texto.

6. A primeira lauda deve conter: - O título em português ou em espanhol, quando for o caso, e em inglês, expressando, de forma clara, a idéia do trabalho; - As palavras-chave que melhor representem o assunto do artigo em português ou em espanhol, quando for o caso, e em inglês, separadas por "ponto". Sugere-se a utilização de três a cinco termos; - Um resumo informativo em português ou em espanhol, redigido de acordo com a NBR6028, um abstract em inglês e um resumén em espanhol, ambos contendo no máximo 150 palavras.

7. As citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com a NBR10520, conforme exemplos abaixo:
  • um autor: Ferreira (2009, p. 25)
  • dois autores: Marconi e Lakatos (2007, p. 41)
  • três autores: Schmidt, Santos e Gomes (2004, p. 190)
  • mais de três autores: Iudícibus et al. (2004, p. 156)
  • Citação autores no final da frase: (SCHMIDT; SANTOS; GOMES, 2004, p. 190)

8. As referências bibliográficas deverão ser redigidas de acordo com a NBR6023 revisada, em ordem alfabética, como nos exemplos a seguir:

Livros:

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens; SANTOS, Ariovaldo dos. Manual de Contabilidade aplicável a todas as sociedades. São Paulo: Atlas, 2010.

FERREIRA, Ricardo J. Contabilidade básica: teoria e questões comentadas. 7. ed. Rio de Janeiro: Ferreira, 2009.

Capítulos de livros:

PEREIRA, Carlos Alberto. Avaliação de resultados e desempenhos. In: CATELLI, ARMANDO (Coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão ecoômica - GECON. São Paulo: Atlas, 2001. pp. 196-267.

Artigos de periódicos:

SOBUE, Melise Alessandra; PIMENTA JR., Tabajara. A Relação entre a Geração de Valor Econômico e o Valor de Mercado das Empresas Sucroalcooleiras Brasileiras. Revista Contemporânea de Contabilidade, UFSC, Florianópolis, n.17, p. 103-120, jan./jun. 2012.

Artigos de anais:

CARVALHO, Fernando Nitz; ENSSLIN, Sandra Rolim; IGARASHI, Deisy Cristina Corrêa Evidenciação voluntária do Capital Intelectual no contexto brasileiro: cotejamento com os contextos internacional e australiano. In:ENCONTRO da ANPAD, 30., 2006, Salvador. Anais... ENANPAD, 2006. CD-ROM.

Artigos online:

AL-HARES, Osama M.; ABUGHAZALEH, Naser M.; HADDAD, Ayman E. Value relevance of earnings, book value and dividends in an emerging capital market: Kuwait evidence. Global Finance Journal, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.gfj.2012.10.006>. Acesso em: 19 nov. 2012.

Dissertações e teses:

TAVARES FILHO, Francisco. Rentabilidade e valor das companhias no Brasil: Uma análise comparativa das empresas que aderiram aos níveis de governança corporativa da Bovespa. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Curso de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

9. O uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias etc, deve ser limitado ao mínimo indispensável;

10. Os originais não deverão ser paginados;

11. A RCC não cobra custos de submissão e de processamento de artigos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor"
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto esta em conformidade com as diretrizes de fomataçao descritas em diretrizes para os autores
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY.  Esta licença permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que com a citação da fonte, atribuindo os devidos créditos de autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editoresAutores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro). 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.