Transparência das contas públicas: um enfoque no uso da internet como instrumento de publicidade na UFSC

Autores

  • Orion Augusto Platt Neto UFSC - Florianópolis - SC
  • Flávio da Cruz UFSC - Florianópolis - SC
  • Audí Luiz Viera UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo aborda a transparência das contas das universidades públicas brasileiras, com enfoque prático no uso da Internet como instrumento de publicidade. Foram observadas as práticas adotadas pela UFSC para publicidade de suas contas públicas, identificando limitações e qualidades.

Biografia do Autor

Orion Augusto Platt Neto, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis (1999) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Engenharia de Produção (concentração em Gestão de Negócios) pela UFSC (2002) e doutorado em Engenharia de Produção (concentração em Inteligência Organizacional) pela UFSC (2005). Atualmente é Professor Adjunto da UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade e finanças públicas, auditoria governamental e contabilidade de custos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Flávio da Cruz, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Ciencias Contabeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1974) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Catarina, extensionista esporádico ou voluntário - FEPESE-FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIO-ECONOMICAS e ex-professor da ESAG-UDESC. Autor dos livros Auditoria Govenamental (Atlas-SP) e Contabilidade e Movimentação Patrimonial do Setor Público (na Internet www.flaviodacruz.cse.ufsc.br). Co-autor dos livros: Lei de Responsabilidade Fiscal Comentada. Comentários à Lei 4.320; Controle Interno nos Municípios. Fundador da Associação Brasileira de Custos. Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis(cadeira 50), da Academia Catarinense de Ciências Contábeis (cadeira 09) e da Academia Santoamarense de Letras (cadeira 16). Tem experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas (ex-funcionário do Tribunal de Contas do Estado, ex- Contador do Serviço Público Federal (Ministério do Trabalho), ex-contador de Prefeituras Municipais (Balneário Camboriú e Florianópolis), atuando e ministrando cursos de pós-graduação principalmente nos seguintes temas: administração pública, contabilidade pública, orçamento, ciências contábeis e contabilidade do setor estatal brasileiro.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-04-24

Como Citar

Platt Neto, O. A., Cruz, F. da, & Viera, A. L. (2008). Transparência das contas públicas: um enfoque no uso da internet como instrumento de publicidade na UFSC. Revista Contemporânea De Contabilidade, 3(5), 135–146. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos