O impacto da estratégia de crédito na liquidez e rentabilidade: uma análise das lojas de departamentos do setor de comércio varejista
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2009v6n12p11Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo demonstrar o impacto da política de crédito nos indicadores de liquidez e rentabilidade das lojas de departamentos do setor de comércio varejista. Para isso, analisou-se o prazo médio de recebimento (PMR), os índices de liquidez geral, corrente, seca e imediata, o giro do ativo, a margem líquida, a rentabilidade do ativo e do patrimônio líquido da Globex Utilidades S.A., das Lojas Americanas S.A. e da Cia. Brasileira de Distribuição. Quanto à metodologia, o trabalho caracteriza-se como sendo descritivo uma vez que analisa, interpreta e registra a influência das políticas de crédito das empresas analisadas em seus índices de liquidez e rentabilidade. Verificou-se que, para as três empresas analisadas, as políticas crédito e condições de vendas adotadas influenciam diretamente a liquidez e a rentabilidade. Estratégias de concessão de crédito mais flexíveis, quase sempre resultaram em menor liquidez e menor rentabilidade. Na maior parte do período analisado não se evidenciou trade-off entre liquidez e rentabilidade, indicando que políticas de crédito mais liberais, evidenciadas pelo aumento do PMR das três empresas no período analisado, não têm se traduzido em ganho real para as empresas, comprometendo a maximização do valor para os acionistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY NC ND. Esta licença permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que com a citação da fonte, atribuindo os devidos créditos de autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.