Perfil do profissional contábil: estudo comparativo entre as exigências do mercado de trabalho e a formação oferecida pelas instituições de ensino superior de Curitiba <br>DOI:10.5007/2175-8069.2011v8n16p137
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2011v8n16p137Resumo
O objetivo geral do estudo é verificar se a formação acadêmica em Ciências Contábeis oferecida pelas universidades e centros universitários da cidade de Curitiba condiz com as necessidades do mercado de trabalho na área contábil. Os procedimentos metodológicos do trabalho em relação à abordagem e ao tipo de pesquisa são qualitativos e descritivos. A realização da pesquisa se deu de forma documental. A pesquisa aplicada foi realizada por meio de informações coleta de vagas de emprego para profissionais da área contábil, e das grades curriculares para o curso de Ciências Contábeis nas Universidades e Centros Universitários privados, restringidos a cidade de Curitiba. Dentre as principais evidências encontradas, verificou-se que a maioria das vagas são destinadas a profissionais de nível auxiliar com 77% do total da amostra, e independente do nível a maioria das vagas exigiam experiência profissional. Destacam-se, ainda as evidências de que os conhecimentos relacionados à contabilidade e a Legislação societária e tributária são os mais requeridos para os níveis de auxiliar e chefia, enquanto que para o nível de gerencia os mais exigidos foram os conhecimentos em administração, Economia e Finanças. Verificou-se também que as Instituições de Ensino Superior (IES) estão alinhando suas matrizes curriculares de maneira a oferecer a melhor colocação no mercado de trabalho aos seus formandos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY NC ND. Esta licença permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que com a citação da fonte, atribuindo os devidos créditos de autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.