Adaptação para o ambiente de negócios internacionais: uma perspectiva da vantagem dos recursos

Autores

  • Manuel Portugal Ferreira Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico - Leiria - PT
  • Fernando Antonio Ribeiro Serra UNISUL - Florianópolis - SC
  • Dan Li Kelley School of Business Indiana University - Indiana - USA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n10p11

Resumo

Este trabalho discute a importância da adaptação da empresa ao ambiente de negócio Internacional. Utilizando conceitos da literatura em vantagem de recursos, é colocado que a capacitação de adaptação das empresas a diferentes ambientes de negócios internacionais é um recurso valioso, difícil de imitar, não comercializável, raro, mas não escasso e, dependente do caminho. Sugerimos adicionalmente, que a adaptação ao ambiente de negócio Internacional, é uma fonte central não substituível de vantagem competitiva para empresas multinacionais, desenvolvida ao longo do tempo pelas experiências das empresas, e construídas em suas rotinas. Concluímos com uma discussão ampla e sugerimos alguns direcionamentos para trabalhos futuros.

Biografia do Autor

Fernando Antonio Ribeiro Serra, UNISUL - Florianópolis - SC

Possui Doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), Mestrado em Materiais e Metalurgia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), MBA em Management para Gerentes e Diretores pela FGV/RJ (1997) e Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980). Atualmente é professor da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, onde dirige a Unisul Business School e é professor do Mestrado em Admnistração. Sua experiência como docente inclui a coordenação do Mestrado em Administração da UNISUL e atuação no IBMEC/RJ, IAG PUC-Rio, EBAPE e FGV-Management, Candido Mendes - Ipanema e UFRRJ. É conselheiro da Tropical Brasil (Florianópolis, Brasil) e da Fundição FSM Internacional SA (Montalvo, Portugal). Sua experiênica profissional inclui cargos de direção e consultoria, destacando a de Diretor das Fundições do Rossio de Abrantes (Abrantes, Portugal) e de Gerente da Metalúrgica Magotteaux (Rio de Janeiro, Brasil). Sua área de pesquisa é Estratégia, Inovação e Empreendedorismo na abordagem da RBV - Resouce-Based View.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2009-11-10

Como Citar

Ferreira, M. P., Serra, F. A. R., & Li, D. (2009). Adaptação para o ambiente de negócios internacionais: uma perspectiva da vantagem dos recursos. Revista Contemporânea De Contabilidade, 5(10), 11–30. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n10p11

Edição

Seção

Artigos