Custeio-alvo: reflexões sobre definições, finalidades e procedimentos

Autores

  • Cássia Vanessa Olak Alves Cruz Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
  • Welington Rocha Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n10p31

Resumo

O objetivo deste artigo é o de realizar uma análise crítica das definições, finalidades e dos procedimentos relativos ao funcionamento do custeio-alvo apresentados na literatura especializada. Verificou-se, na bibliografia pesquisada, uma diversidade de terminologias e conceitos referentes ao tema, assim, através das análises realizadas procurou-se contribuir para a construção de uma base conceitual e terminológica consistente, sem a pretensão de esgotar o assunto. O resultado do estudo engloba a apreciação crítica das definições de custeio-alvo; custo-alvo e engenharia de valor, bem como a proposta, justificada e detalhada, de melhoria de terminologia e dos procedimentos encontrados na literatura.

Biografia do Autor

Cássia Vanessa Olak Alves Cruz, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Cássia Vanessa Olak Alves Cruz possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina (2000), especialização em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é doutoranda em Controladoria e Contabilidade na Universidade de São Paulo e professora da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade de entidades do terceiro setor e contabilidade societária.

Downloads

Publicado

2009-11-10

Como Citar

Cruz, C. V. O. A., & Rocha, W. (2009). Custeio-alvo: reflexões sobre definições, finalidades e procedimentos. Revista Contemporânea De Contabilidade, 5(10), 31–52. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n10p31

Edição

Seção

Artigos