Controladoria como uma opção à sustentabilidade econômica nas organizações de Terceiro Setor: o caso de uma associação

Autores

  • Valdir Machado Valadão Junior UFU - Uberlândia - MG
  • Rodrigo Fernandes Malaquias UFU - Uberlandia - MG
  • Edileusa Godói de Sousa USP - São Paulo -SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n9p131

Resumo

A idéia de sustentabilidade para o terceiro setor, particularmente a sustentabilidade econômica, tem conduzido inflamadas discussões relacionadas aos propósitos destas organizações. É nessa discussão que o presente trabalho se insere, sendo realizado com o objetivo de mostrar as mudanças ocorridas em uma organização após a adoção de procedimentos de controladoria. O objeto de estudo é uma associação de trabalhadores que, após a implantação de técnicas de controaldoria, obteve receitas financeiras, aumento do faturamento e economia de impostos. Assim, torna-se possível pensar que a gestão conduzida pela idéia de sustentabilidade econômica contribuiu com o cumprimento da missão da organização e com sua continuidade.

Biografia do Autor

Rodrigo Fernandes Malaquias, UFU - Uberlandia - MG

Possui graduação em Ciências Contábeis, especialização em Controladoria e Finanças e é Mestrando em Administração, pela Universidade Federal de Uberlândia (linha de pesquisa: Gestão Financeira e Controladoria). Conhecimentos em área financeira e de custos de microempresas. Tem facilidade para trabalhar com disciplinas que envolvam matemática e raciocínio lógico, tendo também conhecimentos iniciais em programação de computadores. Experiência com ensino de Contabilidade, Matemática Financeira e Matemática Discreta.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Edileusa Godói de Sousa, USP - São Paulo -SP

Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), graduação em Jornalismo - Faculdades Integradas do Triângulo (1994), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1993) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Cursando Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: terceiro setor, organização não-governamental, empreendedorismo social e responsabilidade social.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2009-11-05

Como Citar

Valadão Junior, V. M., Malaquias, R. F., & Sousa, E. G. de. (2009). Controladoria como uma opção à sustentabilidade econômica nas organizações de Terceiro Setor: o caso de uma associação. Revista Contemporânea De Contabilidade, 5(9), 131–152. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n9p131

Edição

Seção

Artigos