Contabilidade ambiental: um estudo exploratório sobre o conhecimento dos profissionais de contabilidade

Autores

  • Carolina Veloso Maciel Universidade Federal de Pernambuco
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia Universidade Federal de Pernambuco
  • Jeronymo José Libonati Universidade Federal de Pernambuco
  • Raimundo Nonato Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2009v6n11p137

Resumo

A Contabilidade é um excelente instrumento de identificação, registro, acumulação, análise, e interpretação das operações empresariais. AContabilidade Ambiental surge com o objetivo de auferir os resultados das atividades de empresas que se relacionam com o meio ambiente e deve desencadear soluções para que estas empresas, por meio do planejamento estratégico, venham a encontrar o melhor caminho a ser seguido em termos de implantação de políticas que visam o desenvolvimento sustentável. Diante disto este estudo teve como objetivo evidenciar o nível de conhecimento dos profissionais de contabilidade sobre as peculiaridades da Contabilidade Ambiental, para tanto realizou-se uma pesquisa de campo ,através da aplicação de 78 questionários estruturados, com os alunos de Pós-Graduação (lato sensu) oferecidos pelo Departamento de Ciências Contábeis na UFPE, nos campus Recife e Caruaru com perguntas sobre assuntos peculiares a Contabilidade Ambiental.Após a tabulação dos dados coletados em pesquisa, foi realizada uma análise estatística descritiva e ficou constatado o baixo grau de conhecimento dos contadores com a Contabilidade Ambiental, a ausência de disciplinas ou correlatas , e a falta de interesse dos profissionais em ler materiais da disciplina ou participar de eventos relacionados a área.

Biografia do Autor

Carolina Veloso Maciel, Universidade Federal de Pernambuco

Aluna da Graduação de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco.Doutor em Administração de Empresas-UFPE.

Jeronymo José Libonati, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da UNiversidade Federal de Pernambuco.Doutor em Contabilidade-FEA/USP.

Raimundo Nonato Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da UNiversidade Federal de Pernambuco.Doutor em Contabilidade-FEA/USP.

Downloads

Publicado

2010-01-26

Como Citar

Maciel, C. V., Teixeira Lagioia, U. C., Libonati, J. J., & Rodrigues, R. N. (2010). Contabilidade ambiental: um estudo exploratório sobre o conhecimento dos profissionais de contabilidade. Revista Contemporânea De Contabilidade, 6(11), 137–158. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2009v6n11p137

Edição

Seção

Artigos