Um recorte da produção científica dos egressos de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade

Autores

  • Orleans Silva Martins UnB/UFPB/UFRN
  • Paulo Aguiar do Monte UnB/UFPB/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2009v6n12p127

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a influência do título de mestre em Ciências Contábeis na produção científica dos mestres egressos do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFPE/UFRN. Nesta perspectiva, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, apoiada no método indutivo, por meio da aplicação de um questionário aos egressos do programa e da coleta dos dados referentes à sua produção científica a partir de seus currículos Lattes mantidos na base da Plataforma Lattes do CNPq. Em seus resultados, pode-se observar que apenas 30,85% dos componentes da amostra participam de algum grupo de pesquisa; que 66% dos projetos de pesquisa realizados por eles foram iniciados após o ingresso no mestrado; e que as médias de publicação de artigos em periódicos e em eventos após o ingresso no curso de mestrado são significativamente superiores às médias anteriores a este ingresso, o que comprova a influência positiva desta titulação em suas produções científicas, o que pode ser ratificado com o teste de diferença entre duas médias. Ainda, pode-se observar que, em médias, os egressos do núcleo Nordeste e as mulheres possuem maiores índices de produção científica.

Biografia do Autor

Orleans Silva Martins, UnB/UFPB/UFRN

Doutorando em Ciências Contábeis pela UnB/UFPB/UFRN, Professor da UFPB.

Paulo Aguiar do Monte, UnB/UFPB/UFRN

Doutor em Economia pela UFPE, Professor da UFPB e do Programa Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UNB/UFPB/UFRN.

Downloads

Publicado

2010-02-04

Como Citar

Martins, O. S., & Monte, P. A. do. (2010). Um recorte da produção científica dos egressos de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade. Revista Contemporânea De Contabilidade, 6(12), 127–150. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2009v6n12p127

Edição

Seção

Artigos