Análise de sustentabilidade ambiental em uma indústria de bebidas: um enfoque no processo produtivo

Autores

  • Claudio Luiz de Freitas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Richartz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisete Dahmer Pfistcher Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2009v6n12p35

Resumo

Um dos principais causadores de impactos ambientais nas indústrias é seu processo produtivo, responsável pela produção de resíduos que podem causar grandes danos ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho é analisar a sustentabilidade ambiental de uma indústria de bebidas, com enfoque em seu processo produtivo. Para se atingir o objetivo deste artigo, realizou-se um estudo de caso, de caráter exploratório, com abordagem quali-quantitativa. O estudo foi dividido em três fases, sendo a primeira a Fundamentação Teórica; a segunda fase a Análise de sustentabilidade; e a terceira e última fase a aplicação do Plano resumido de gestão ambiental 5W2H. Os resultados apontam que a empresa apresenta uma boa sustentabilidade ambiental, mas possui aspectos a serem melhorados. No que se refere ao processo produtivo, o resultado da sustentabilidade ambiental foi considerado bom, mas a empresa apresentou aspecto deficitário que comprometeu seus resultados e, portanto podem ser melhorados e, conseqüentemente, melhorar a sustentabilidade global dessa indústria de bebidas.

Biografia do Autor

Claudio Luiz de Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina

Fernando Richartz, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina

Elisete Dahmer Pfistcher, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2010-02-04

Como Citar

Freitas, C. L. de, Richartz, F., & Pfistcher, E. D. (2010). Análise de sustentabilidade ambiental em uma indústria de bebidas: um enfoque no processo produtivo. Revista Contemporânea De Contabilidade, 6(12), 35–52. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2009v6n12p35

Edição

Seção

Artigos