Evidências de isomorfismo nas funções da controladoria das empresas familiares têxteis de Santa Catarina

Autores

  • Ilse Maria Beuren Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Gilson Jober Fachini Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Sabrina do Nascimento Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2010v7n13p35

Resumo

O objetivo do estudo é veri.car as evidências de isomor.smo nas funções da controladoria das empresas familiares têxteis de Santa Catarina. Pesquisa descritiva foi realizada por meio de levantamento ou survey, com abordagem qualitativa dos dados. A população da pesquisa compreende as 46 empresas familiares asso­ciadas ao Sintex de Blumenau, Santa Catarina. Ao controller dessas foi enviado um questionário para indicar o grau de importância das funções da controladoria em sua empresa, obteve-se 13 respostas, que compõem a amostra não aleatória. Para identificar as redes de isomorfismo presentes nas funções de controladoria investigadas, procedeu-se o cálculo de uma função ponderada com o software UNICET®. Os resultados da pesquisa mostram semelhanças no grau de importância atribuído às funções contábil, gerencial-estratégica, custos, tributária, proteção e controle de ativos, controles internos, controle de riscos, gestão da informação e controle operacional. Conclui-se que há evidências de isomor.smo na maioria das funções da controladoria das empresas familiares pesquisadas, considerando-se o grau de importância atribuído pelos respondentes às atividades distribuídas nas nove funções apontadas. As funções gerencial/estratégica, custos e contábil ocuparam as posições centrais da rede de isomor.smos denotando maior semelhança entre as empresas analisadas.

Biografia do Autor

Ilse Maria Beuren, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Univates (1980), mestrado em Administração pela UFRGS (1988), mestrado em Ciências Contábeis pela FGV - RJ (1991) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (1995). Atualmente é professora da Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FURB, Diretora Científica da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - ANPCONT e Diretora Científica da Associação Brasileira de Custos - ABCustos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Gilson Jober Fachini, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau - FURB

Sabrina do Nascimento, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau - FURB

Downloads

Publicado

2010-10-29

Como Citar

Beuren, I. M., Fachini, G. J., & Nascimento, S. do. (2010). Evidências de isomorfismo nas funções da controladoria das empresas familiares têxteis de Santa Catarina. Revista Contemporânea De Contabilidade, 7(13), 35–62. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2010v7n13p35

Edição

Seção

Artigos