Para que serve a informação contábil nas micro e pequenas empresas?

Autores

  • Daniel José Cardoso da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Luiz Carlos Miranda Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Deivisson Rattacaso Freire Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Luiz Carlos Marques dos Anjos Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2010v7n13p89

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo evidenciar a forma como a informação contábil é utilizada pelas micro e pequenas empresas. Foram realizadas entrevista junto a gestores de cinqüenta e cinco empresas localizadas na Região Metropolitana do Recife (PE). Esta investigação replicou o trabalho desenvolvido pelos Profes­sores Mitchell, Reid e Smith (2000) realizado na Escócia. Entre outras constatações, pode-se observar que apesar de terem credibilidade junto aos usuários, as informações contábeis tem sido difíceis de utilizar por uma parte relevante deles (34,5%). Verificou-se que, na maioria dos casos, os relatórios que são disponibi­lizados são os mais tradicionais e menos sofisticados. Viu-se também que a necessidade de atualização dos profissionais que preparam as informações contábeis em termos de conhecimento de softwares e sistemas é na verdade questão de sobrevivência no mercado, devido à grande massificação por parte dos empresários de tais recursos. Por fim, o estudo revela que a maioria dos gestores não se utiliza da Contabilidade para acompanhar metas, medir desempenhos e avaliar impactos financeiros de suas decisões, deixando assim de fazer uso gerencial dos relatórios.

Biografia do Autor

Daniel José Cardoso da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Contador, Mestre em Contabilidade, Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas - FEAC (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade)

Luiz Carlos Miranda, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Ph.D. em Agribusiness/Contabilidade Gerencial pela University of Illinois Professor do Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco

Deivisson Rattacaso Freire, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco

Luiz Carlos Marques dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Contador, Especialista em Perícia, Mestre em Contabilidade, Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas-FEAC (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade)

Downloads

Publicado

2010-10-29

Como Citar

Silva, D. J. C. da, Miranda, L. C., Freire, D. R., & Anjos, L. C. M. dos. (2010). Para que serve a informação contábil nas micro e pequenas empresas?. Revista Contemporânea De Contabilidade, 7(13), 89–106. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2010v7n13p89

Edição

Seção

Artigos