Impacto do reconhecimento de ativos fiscais diferidos na estrutura financeira e no desempenho econômico de empresas brasileiras

Autores

  • Clovis Antonio Kronbauer Unisinos
  • Marcos Antonio Souza Unisinos
  • Fabiano Lima Webber FAPLAN
  • Ernani Ott Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2012v9n17p39

Resumo

O trabalho analisa o impacto do reconhecimento de Ativos Fiscais Diferidos (AFDs) na estrutura financeira e no desempenho econômico de 36 empresas integrantes do nível de governança corporativa do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, com dados das demonstrações contábeis de 2006 a 2008, e tem abordagem quantitativa-descritiva, sendo documental quanto aos procedimentos técnicos. Constatou-se, pelo Teste “t”, que o reconhecimento de AFDs tem impacto estatisticamente significativo nos índices de liquidez e endividamento; e, pelo teste de correlação e análise de dependência pela regressão múltipla, os resultados revelaram não existir relação significativa entre o nível de reconhecimento de AFDs e as variáveis explicativas.

Biografia do Autor

Clovis Antonio Kronbauer, Unisinos

Doutor em Contabilidade e Auditoria - Universidad de Sevilla; Professor do Curso de Mestrado em Ciências Contábeis da Unisinos.

Marcos Antonio Souza, Unisinos

Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP). Professor do Curso de Mestrado em Ciências Contábeis da Unisinos.

Fabiano Lima Webber, FAPLAN

Mestre em Ciências Contábeis pela Unisinos. Professor do Curso de Ciências Contábeis da FAPLAN, Passo Fundo-RS.

Ernani Ott, Unisinos

Doutor em Ciências Econômicas e Empresarias – Universidad de Deusto. Professor do Curso de Mestrado em Ciências Contábeis da Unisinos.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

Kronbauer, C. A., Souza, M. A., Webber, F. L., & Ott, E. (2012). Impacto do reconhecimento de ativos fiscais diferidos na estrutura financeira e no desempenho econômico de empresas brasileiras. Revista Contemporânea De Contabilidade, 9(17), 39–60. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2012v9n17p39

Edição

Seção

Artigos