Consciência Ambiental: Uma Investigação junto aos Discentes de Ciências Contábeis da Federal de Campina Grande

Autores

  • Rosileide Faria Sarmento UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • José Ribamar Marques de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Gesinaldo Ataíde de Cândido PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS - UFCG
  • Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA / UNESC FACULDADES

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2012v9n17p83

Resumo

O presente estudo concentra-se em analisar o nível de consciência ambientaldos atuais discentes e futuros contadores do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande apontando condições, desafios e perspectivas para a ampliação da formação socioambiental. O procedimento utilizado foi composto pela pesquisa descritiva e de levantamento tipo survey com natureza qualitativa e quantitativa através da análise fatorial. Os resultados encontrados apontam quatro dimensões relevantes em relação à consciência ambiental dos discentes: Consumo Engajado e Mobilização sobre as Questões Ambientais, Preocupação com a Geração de Resíduos Sólidos, Estratégia Diferenciada do Curso e Ambiente Doméstico.

Biografia do Autor

Rosileide Faria Sarmento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Graduada em Ciências Contábeis - UFCG. Empresária Contábil.

José Ribamar Marques de Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Mestre em Ciências Contábeis UnB/UFRN/UFPB. Doutorando em Recursos Naturais - PPGRN/UFCG. Professor do Curso de Ciências Contábeis da UFCG - Campus Sousa, PB.

Gesinaldo Ataíde de Cândido, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS - UFCG

Professor Titular do Departamento da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da UFCG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - PPGRN/UFCG.

Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA / UNESC FACULDADES

Professora da Universidade Estadual da Paraíba. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Pesquisas em Contabilidade e Sustentabilidade da UFCG.

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Sarmento, R. F., Marques de Carvalho, J. R., de Cândido, G. A., & Carvalho, E. K. M. de A. (2012). Consciência Ambiental: Uma Investigação junto aos Discentes de Ciências Contábeis da Federal de Campina Grande. Revista Contemporânea De Contabilidade, 9(17), 83–102. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2012v9n17p83

Edição

Seção

Artigos