A auditoria e os procedimentos de amostragem nas instituições federais de ensino superior da região sul do Brasil: aspectos gerais e específicos ao ano de 2010

Autores

  • Sueli Farias Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Pires Schulz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rita Lucia Bellato Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Alberton Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2012v9n18p23

Resumo

O objetivo deste trabalho é pesquisar o funcionamento da auditoria e os procedimentos de amostragem nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da região Sul do Brasil. A metodologia caracteriza-se como predominantemente quantitativa, além de constituir um levantamento. De modo geral, a área de Gestão de Suprimento de Bens e Serviços foi mais frequentemente auditada. Especificamente no ano de 2010, os métodos de amostragem aleatória simples, sistemática e Tabela Philips foram os mais utilizados, bem como a seleção não estatística. Também se verificou que algumas subáreas não foram auditadas, como, por exemplo, Bens Intangíveis e Capacitação e Desenvolvimento.

Biografia do Autor

Sueli Farias, Universidade Federal de Santa Catarina

Ciências Contábeis - Contabilidade Pública

Juliana Pires Schulz, Universidade Federal de Santa Catarina

Administração/Contabilidade - auditoria, contabilidade governamental

Rita Lucia Bellato, Universidade Federal de Santa Catarina

Contabilidade/Economia - economia, auditoria governamental

Luiz Alberton, Universidade Federal de Santa Catarina

Ciências Contábeis - auditoria, assessoria, contabilidade.

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Publicado

2012-12-12

Como Citar

Farias, S., Schulz, J. P., Bellato, R. L., & Alberton, L. (2012). A auditoria e os procedimentos de amostragem nas instituições federais de ensino superior da região sul do Brasil: aspectos gerais e específicos ao ano de 2010. Revista Contemporânea De Contabilidade, 9(18), 23–40. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2012v9n18p23

Edição

Seção

Artigos