Perfil do Profissional Contábil: Habilidades, Competências e Imagem Simbólica

Autores

  • Anderson de Oliveira Reis Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade
  • Gislaine Aparecida Santana Sediyama Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade
  • Vinicius de Souza Moreira Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade
  • Camila Carolina Moreira Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n25p95

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar, a partir da percepção dos discentes do

curso de Ciências Contábeis, as principais construções sociais que os estudantes possuem em
relação ao profissional contábil. O estudo foi realizado com amostra de 134 estudantes que se
dispuseram a participar da pesquisa. Utilizou-se da técnica de evocação de palavras e de
questões do tipo atitude por escala (associadas à escala Likert) para coleta de dados. Concluiuse que a representação social que os discentes formaram do profissional contábil foi de um profissional de comportamentos e condutas éticas, com amplos conhecimentos teóricos e
práticos, responsabilidade nas suas ações e comprometimento com o seu trabalho. As
habilidades e competências percebidas como as mais importantes foram habilidades
intelectuais e do conhecimento, assim como as pessoais.

Biografia do Autor

Anderson de Oliveira Reis, Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade

Mestrando em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor na Escola Estudos Superiores de Viçosa (ESUV/UNIVIÇOSA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa APGS (Administração Pública e Gestão Social) atuando na temática de Planejamento Público, Accountability e Transparência. Realiza pesquisas na área de Administração com ênfase em Controladoria, Evidenciação, Administração Pública e Gestão Social.

Gislaine Aparecida Santana Sediyama, Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade

Professora do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa. Vencedora do Prêmio Internacional de Produção Científica Contábil Professor Doutor Antônio Lopes de Sá 2011. Membro de Conselho Editorial e Parecerista de Revistas e Eventos Tecnico-Cientificos Qualis/CAPES. Membro da Comissão de Extensão do Departamento de Administração e Contabilidade e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Contabilidade (NEPEC). Possui experiência Acadêmica e Científica em Contabilidade, Controladoria e Administração, com ênfase em Estudos organizacionais, Administração Pública e Financeira, Políticas Públicas, Técnicas de Avaliação de Desempenho e resultado organizacional, Sistemas de Informação Gerenciais e Custo para tomada de decisão. Participa em projetos financiados pelo CNPQ e FAPEMIG. Atualmente é Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da UFV.

Vinicius de Souza Moreira, Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade

Possui Mestrado em Administração - Universidade Federal de Viçosa (em curso). Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, habitação de interesse social, avaliação de políticas, agricultura familiar e finanças.

Camila Carolina Moreira, Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade

Bacharela em Ciências Contábeis - Universidade Federal de Viçosa (2014)

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Publicado

2015-05-28

Como Citar

Reis, A. de O., Sediyama, G. A. S., Moreira, V. de S., & Moreira, C. C. (2015). Perfil do Profissional Contábil: Habilidades, Competências e Imagem Simbólica. Revista Contemporânea De Contabilidade, 12(25), 95–116. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n25p95

Edição

Seção

Artigos