Posicionamento estratégico, estratégias de manufatura e gestão de custos: estudo de caso em uma empresa do segmento metalmecânico
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2016v13n28p81Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como a gestão de custos apoia a integração entre posicionamento estratégico e estratégia de manufatura, em uma subsidiária brasileira de uma empresa alemã, que atua no segmento metal mecânico. Trata-se de um estudo de caso único desenvolvido em uma empresa multinacional, com filial no estado do Rio Grande do Sul. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas, análise documental e observação direta na organização objeto de estudo. Dentre os principais resultados constatou-se que a empresa compete na estratégia de diferenciação na sua principal linha de produtos, e existe forte competição por liderança de custos entre as subsidiárias da organização, o que sugere características da estratégia híbrida. A empresa adotou a estratégia de manufatura enxuta e fábricas focalizadas, e utiliza a gestão de custos como principal ferramenta para gerenciamento das melhorias realizadas. Também utiliza o custeio padrão, meta e kaizen para controle gerencial.
Referências
ABDEL, Al Sherine; MCLELLAN, John. Strategy and management accounting practices alignment and its effect on organizational performance. Journal of Accounting, Business & Management, v. 20, n. 1, p. 1-27, 2013.
ACQUAAH, Moses; ARDEKANI, Masoud. Does the implementation of a combination competitive strategy yield incremental performance benefits? a new perspective from a transition economy in Sub-Saharan Africa. Journal of Business Research, v. 61, n. 4, p. 346-354, 2008.
ALMEIDA, Lauro Brito; MACHADO, Esmael Almeida; PANHOCA, Luiz. Práticas de gestão de custos e perspectivas estratégicas: um estudo na indústria da construção do estado do Paraná. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 14, n. 44, p. 353-368, 2012.
ASHVINE, Kumar; SHAFABI, Khanpur. Strategic cost management – suggested framework for 21st century. Journal of Business and Retail Management Research, v. 5, n. 2, p. 118-130, 2011.
BAROTO, Mas Bambang; ABDULLAH, Muhammad Madi Bin; WAN, Hooi Lai. Hybrid strategy: a new strategy for competitive advantage. International Journal of Business and Management, v. 7, n. 20, p. 120-133, 2012.
BLANCHARD, Pierre; GAIGNÉ, Carl; MATHIEU, Claude. Trade costs and international strategy of firms: the role of endogenous product differentiation. Regional Science and Urban Economics, v. 42, n. 1, p. 1023-1036, 2012.
CAVALCANTI, Maria Aparecida do Nascimento; FERREIRA, Helem Mara Confessor; ARAUJO, Aneide Oliveira. Análise do posicionamento estratégico para implementação da gestão estratégica de custos: um estudo de caso em uma empresa do setor de beneficiamento de aço inoxidável. Revista Ambiente Contábil, v. 5, n. 1, p. 75-92, 2013.
DUPONT, André Cardoso. Proposição de um método para concepção da estratégia de produção: uma abordagem a partir dos conceitos de subunidades estratégicas de negócios. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas), Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2011.
FLEURY, Afonso Carlos Corrêa; FLEURY, Maria Tereza Leme. Estratégias Empresariais e Formação de Competência: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira, 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
FULLERTON, Rosemary; KENNEDY, Frances; WIDENER, Sally. Management accounting and control practices in a lean manufacturing environment. Accounting, Organizations and Society, v. 38, n. 1, p. 50-71, 2013.
GRANT, Noeleen, CADDEN, Trevor, MCIVOR, Ronan, HUMPHREYS, Paul. A taxonomy of manufacturing strategies in manufacturing companies in Ireland. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 24, n. 4, p. 488-510, 2013.
GUAN, Wei; REHME, Jakob; NORD, Tomas. Classification and retail positioning into strategic groups the case of DIY retailers and builders merchants in Sweden. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 40, n. 8, p. 570-591, 2012.
HAN, Chaodong; PORTERFIELD, Tobin; LI, Xiaolin. Impact of industry competition on contract manufacturing: an empirical study of US manufacturers. International Journal of Production Economics, v. 138, n. 1, p. 159-169, 2012.
HILL, Alex. How to organise operations: focusing or splitting? International Journal of Production Economics, v. 112, n. 2, p. 646-654, 2008.
JAIN, Bhurchand; ADIL, Gajendra; ANANTHAKUMAR, Usha. An instrument to measure factors of strategic manufacturing effectiveness based on Hayes and Wheelwright’s model. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 24, n. 6, p. 824-829, 2013.
KANDEMIR, Destan; ACUR, Nuran. Examining proactive strategic decision‐making flexibility in new product development. Journal of Product Innovation Management, v. 29, n. 4, p. 608-622, 2012.
LIU, Qian; ZHANG, Dan. Dynamic pricing competition with strategic customers under vertical product differentiation. Management Science, v. 59, n. 1, p. 84-101, 2013.
MAKADOK, Richard; ROSS, David Gaddis. Taking industry structuring seriously: a strategic perspective on product differentiation. Strategic Management Journal, v, 34, n. 1, p. 509-532, 2013.
MASCARENHAS, Briance. The industry-focused international strategy. Management International Review, v. 53, n. 2, p. 251-267, 2013.
MILTENBURG, John. Setting manufacturing strategy for a factory-within-a-factory. International Journal of Production Economics, v. 113, n. 1, p. 307-323, 2008.
ORTEGA, Cesar; VEGA, Pedro; MACHUCA, Jose Antonio Dominguez. Analysis of interaction fit between manufacturing strategy and technology management and its impact on performance. International Journal of Operations & Production Management, v. 32, n. 8, p. 958-981, 2012.
PACHECO, Milton Gomes. Modelo de gestão sistêmica de custos integrado a estratégia de manufatura. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Metodista de Piracicaba, 2010.
PACHECO, Milton Gomes; CALARGE, Felipe Araújo. Gestão de custos no modelo de integração da estratégia de manufatura. Revista Transinformação, v. 17, n. 1, p. 61-77, 2012.
PORTER, Michael. How competitive forces shape strategy. Harvard Business Review, v. 57, p. 137–145, 1979.
PORTER, Michael. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
PRICOP, Oliver Constantin. Critical implications of the economic concepts for the strategic management, Journal Metalurgia International, v. 18, n. 4, p. 116-121, 2013.
QUESADO, Patricia Rodrigues; RODRIGUES, Lúcia Lima. A gestão estratégica de custos em grandes empresas portuguesas. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, v. 5, n. 10, p. 121-143, 2007.
SHANK, John; GOVINDARAJAN, Vijay. Gestão estratégica de custos – a nova ferramenta para a vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
SHANK, John. Strategic cost management: new wine, or just new bottles. Journal of Management Accounting Research , v. 1, n. 1, p. 47-65, 1989.
SKINNER, Wickham. Manufacturing-missing link in corporate strategy. Harvard Business Review, v. 47, p. 136-145, 1969.
SKINNER, Wickham. The focused factory. Harvard Business Review, v. 52, p. 113-121, 1974.
SUMER, Keren; BAYRAKTAR, Cahit Ali. Business strategies and gaps in Porter’s typology: a literature review. Journal of Management Research, v. 4, n. 3, p. 100-119, 2012.
THUN, J. H. Empirical analysis of manufacturing strategy implementation. International Journal of Production Economics, v. 113, n. 1, p. 370-382, 2008.
TONTISET, Nattawu; CHOOJAN, Jirapan. Successful of strategic cost management of electronics manufacturing business in Thailand: an empirical research of its antecedents and consequences. International Journal of Business Strategy, v. 12, n. 3, p. 133-149, 2012.
YARBROUGH, Larry; MORGAN, Neil; VORHIES, Douglas. The impact of product market strategy-organizational culture fit on business performance. Journal of the Academy of Marketing Science, n. 39, v. 4, p. 555-573, 2011.
YIN, Robert K. Estudo de caso planejamento e métodos. 3 ed. São Paulo: Bookman, 2005.
ZENGIM, Yasemin; ADA, Erhan. Cost management through product design: target costing approach. International Journal of Production Research, n. 48, v. 19, p. 5593–5611, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY NC ND. Esta licença permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que com a citação da fonte, atribuindo os devidos créditos de autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.