Posicionamento estratégico, estratégias de manufatura e gestão de custos: estudo de caso em uma empresa do segmento metalmecânico

Autores

  • Fabio Antonio Sartori Piran Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Fabiano de Lima Nunes Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Marcos Antonio de Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Adão Alberto Blanco Nunes Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2016v13n28p81

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como a gestão de custos apoia a integração entre posicionamento estratégico e estratégia de manufatura, em uma subsidiária brasileira de uma empresa alemã, que atua no segmento metal mecânico. Trata-se de um estudo de caso único desenvolvido em uma empresa multinacional, com filial no estado do Rio Grande do Sul. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas, análise documental e observação direta na organização objeto de estudo. Dentre os principais resultados constatou-se que a empresa compete na estratégia de diferenciação na sua principal linha de produtos, e existe forte competição por liderança de custos entre as subsidiárias da organização, o que sugere características da estratégia híbrida. A empresa adotou a estratégia de manufatura enxuta e fábricas focalizadas, e utiliza a gestão de custos como principal ferramenta para gerenciamento das melhorias realizadas. Também utiliza o custeio padrão, meta e kaizen para controle gerencial.

Biografia do Autor

Fabio Antonio Sartori Piran, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, CEP 93022-000, São Leopoldo, RS, Brasil

Fabiano de Lima Nunes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, CEP 93022-000, São Leopoldo, RS, Brasil

 

Marcos Antonio de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis – PPGCC, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, CEP 93022-000, São Leopoldo, RS, Brasil,

Adão Alberto Blanco Nunes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis – PPGCC, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, CEP 93022-000, São Leopoldo, RS, Brasil

Referências

ABDEL, Al Sherine; MCLELLAN, John. Strategy and management accounting practices alignment and its effect on organizational performance. Journal of Accounting, Business & Management, v. 20, n. 1, p. 1-27, 2013.

ACQUAAH, Moses; ARDEKANI, Masoud. Does the implementation of a combination competitive strategy yield incremental performance benefits? a new perspective from a transition economy in Sub-Saharan Africa. Journal of Business Research, v. 61, n. 4, p. 346-354, 2008.

ALMEIDA, Lauro Brito; MACHADO, Esmael Almeida; PANHOCA, Luiz. Práticas de gestão de custos e perspectivas estratégicas: um estudo na indústria da construção do estado do Paraná. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 14, n. 44, p. 353-368, 2012.

ASHVINE, Kumar; SHAFABI, Khanpur. Strategic cost management – suggested framework for 21st century. Journal of Business and Retail Management Research, v. 5, n. 2, p. 118-130, 2011.

BAROTO, Mas Bambang; ABDULLAH, Muhammad Madi Bin; WAN, Hooi Lai. Hybrid strategy: a new strategy for competitive advantage. International Journal of Business and Management, v. 7, n. 20, p. 120-133, 2012.

BLANCHARD, Pierre; GAIGNÉ, Carl; MATHIEU, Claude. Trade costs and international strategy of firms: the role of endogenous product differentiation. Regional Science and Urban Economics, v. 42, n. 1, p. 1023-1036, 2012.

CAVALCANTI, Maria Aparecida do Nascimento; FERREIRA, Helem Mara Confessor; ARAUJO, Aneide Oliveira. Análise do posicionamento estratégico para implementação da gestão estratégica de custos: um estudo de caso em uma empresa do setor de beneficiamento de aço inoxidável. Revista Ambiente Contábil, v. 5, n. 1, p. 75-92, 2013.

DUPONT, André Cardoso. Proposição de um método para concepção da estratégia de produção: uma abordagem a partir dos conceitos de subunidades estratégicas de negócios. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas), Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2011.

FLEURY, Afonso Carlos Corrêa; FLEURY, Maria Tereza Leme. Estratégias Empresariais e Formação de Competência: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira, 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FULLERTON, Rosemary; KENNEDY, Frances; WIDENER, Sally. Management accounting and control practices in a lean manufacturing environment. Accounting, Organizations and Society, v. 38, n. 1, p. 50-71, 2013.

GRANT, Noeleen, CADDEN, Trevor, MCIVOR, Ronan, HUMPHREYS, Paul. A taxonomy of manufacturing strategies in manufacturing companies in Ireland. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 24, n. 4, p. 488-510, 2013.

GUAN, Wei; REHME, Jakob; NORD, Tomas. Classification and retail positioning into strategic groups the case of DIY retailers and builders merchants in Sweden. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 40, n. 8, p. 570-591, 2012.

HAN, Chaodong; PORTERFIELD, Tobin; LI, Xiaolin. Impact of industry competition on contract manufacturing: an empirical study of US manufacturers. International Journal of Production Economics, v. 138, n. 1, p. 159-169, 2012.

HILL, Alex. How to organise operations: focusing or splitting? International Journal of Production Economics, v. 112, n. 2, p. 646-654, 2008.

JAIN, Bhurchand; ADIL, Gajendra; ANANTHAKUMAR, Usha. An instrument to measure factors of strategic manufacturing effectiveness based on Hayes and Wheelwright’s model. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 24, n. 6, p. 824-829, 2013.

KANDEMIR, Destan; ACUR, Nuran. Examining proactive strategic decision‐making flexibility in new product development. Journal of Product Innovation Management, v. 29, n. 4, p. 608-622, 2012.

LIU, Qian; ZHANG, Dan. Dynamic pricing competition with strategic customers under vertical product differentiation. Management Science, v. 59, n. 1, p. 84-101, 2013.

MAKADOK, Richard; ROSS, David Gaddis. Taking industry structuring seriously: a strategic perspective on product differentiation. Strategic Management Journal, v, 34, n. 1, p. 509-532, 2013.

MASCARENHAS, Briance. The industry-focused international strategy. Management International Review, v. 53, n. 2, p. 251-267, 2013.

MILTENBURG, John. Setting manufacturing strategy for a factory-within-a-factory. International Journal of Production Economics, v. 113, n. 1, p. 307-323, 2008.

ORTEGA, Cesar; VEGA, Pedro; MACHUCA, Jose Antonio Dominguez. Analysis of interaction fit between manufacturing strategy and technology management and its impact on performance. International Journal of Operations & Production Management, v. 32, n. 8, p. 958-981, 2012.

PACHECO, Milton Gomes. Modelo de gestão sistêmica de custos integrado a estratégia de manufatura. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Metodista de Piracicaba, 2010.

PACHECO, Milton Gomes; CALARGE, Felipe Araújo. Gestão de custos no modelo de integração da estratégia de manufatura. Revista Transinformação, v. 17, n. 1, p. 61-77, 2012.

PORTER, Michael. How competitive forces shape strategy. Harvard Business Review, v. 57, p. 137–145, 1979.

PORTER, Michael. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

PRICOP, Oliver Constantin. Critical implications of the economic concepts for the strategic management, Journal Metalurgia International, v. 18, n. 4, p. 116-121, 2013.

QUESADO, Patricia Rodrigues; RODRIGUES, Lúcia Lima. A gestão estratégica de custos em grandes empresas portuguesas. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, v. 5, n. 10, p. 121-143, 2007.

SHANK, John; GOVINDARAJAN, Vijay. Gestão estratégica de custos – a nova ferramenta para a vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

SHANK, John. Strategic cost management: new wine, or just new bottles. Journal of Management Accounting Research , v. 1, n. 1, p. 47-65, 1989.

SKINNER, Wickham. Manufacturing-missing link in corporate strategy. Harvard Business Review, v. 47, p. 136-145, 1969.

SKINNER, Wickham. The focused factory. Harvard Business Review, v. 52, p. 113-121, 1974.

SUMER, Keren; BAYRAKTAR, Cahit Ali. Business strategies and gaps in Porter’s typology: a literature review. Journal of Management Research, v. 4, n. 3, p. 100-119, 2012.

THUN, J. H. Empirical analysis of manufacturing strategy implementation. International Journal of Production Economics, v. 113, n. 1, p. 370-382, 2008.

TONTISET, Nattawu; CHOOJAN, Jirapan. Successful of strategic cost management of electronics manufacturing business in Thailand: an empirical research of its antecedents and consequences. International Journal of Business Strategy, v. 12, n. 3, p. 133-149, 2012.

YARBROUGH, Larry; MORGAN, Neil; VORHIES, Douglas. The impact of product market strategy-organizational culture fit on business performance. Journal of the Academy of Marketing Science, n. 39, v. 4, p. 555-573, 2011.

YIN, Robert K. Estudo de caso planejamento e métodos. 3 ed. São Paulo: Bookman, 2005.

ZENGIM, Yasemin; ADA, Erhan. Cost management through product design: target costing approach. International Journal of Production Research, n. 48, v. 19, p. 5593–5611, 2010.

Downloads

Publicado

2016-06-14

Como Citar

Piran, F. A. S., Nunes, F. de L., Souza, M. A. de, & Nunes, A. A. B. (2016). Posicionamento estratégico, estratégias de manufatura e gestão de custos: estudo de caso em uma empresa do segmento metalmecânico. Revista Contemporânea De Contabilidade, 13(28), 81–98. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2016v13n28p81

Edição

Seção

Artigos