Planejamento de carreira, autoeficácia e realização profissional de docentes em contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n39p113

Resumo

A pesquisa propôs analisar se a autoeficácia tem influência no planejamento da escolha da carreira docente na área contábil e o quanto tal planejamento afeta a realização profissional dos docentes. Para tanto, utilizou-se como suporte teórico a Teoria Sociocognitiva da Carreira (TSCC), o planejamento de carreira, e a escala de realização profissional. O instrumento de coleta de dados foi adaptado de Teixeira (2010) e Oliveira-Silva, Porto e Arnold (2019). A amostra do estudo foi composta por 542 docentes do curso de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior públicas no Brasil. Para a análise dos dados utilizou-se da análise fatorial confirmatória e da modelagem de equações estruturais. Ao analisar a relação dos construtos autoeficácia, planejamento de carreira (exploração de carreira) na realização profissional, os resultados apresentaram evidências de que essa relação explica em 61% o modelo. Os testes das hipóteses mostraram que há uma relação positiva entre os construtos estudados.

Biografia do Autor

Tamires Sousa Araújo, Professora do Curso de Ciências, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas (UFMS)

Doutora em Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Edvalda Araújo Leal, Professora-Adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lígia Carolina Oliveira-Silva, Professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho na Universidade de Brasília (UNB)

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Publicado

2019-10-21

Como Citar

Araújo, T. S., Leal, E. A., & Oliveira-Silva, L. C. (2019). Planejamento de carreira, autoeficácia e realização profissional de docentes em contabilidade. Revista Contemporânea De Contabilidade, 16(39), 113–133. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n39p113

Edição

Seção

Artigos