Planejamento de carreira, autoeficácia e realização profissional de docentes em contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n39p113Resumo
A pesquisa propôs analisar se a autoeficácia tem influência no planejamento da escolha da carreira docente na área contábil e o quanto tal planejamento afeta a realização profissional dos docentes. Para tanto, utilizou-se como suporte teórico a Teoria Sociocognitiva da Carreira (TSCC), o planejamento de carreira, e a escala de realização profissional. O instrumento de coleta de dados foi adaptado de Teixeira (2010) e Oliveira-Silva, Porto e Arnold (2019). A amostra do estudo foi composta por 542 docentes do curso de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior públicas no Brasil. Para a análise dos dados utilizou-se da análise fatorial confirmatória e da modelagem de equações estruturais. Ao analisar a relação dos construtos autoeficácia, planejamento de carreira (exploração de carreira) na realização profissional, os resultados apresentaram evidências de que essa relação explica em 61% o modelo. Os testes das hipóteses mostraram que há uma relação positiva entre os construtos estudados.
Referências
ARAÚJO, T. S. et al. The challenges of being an accounting professor. In: International Critical Management Studies, 10, 2017, Liverpool, U.K. Anais… Liverpool: CMS, 2017. p. 1-13. Disponível em: https://www.edgehill.ac.uk/business/files/2017/06/Conference-Programme-5-June.pdf. Acesso em: 10 mai. 2018.
ARNOLD, J. M. Careers and career management. In: ANDERSON, N. et al. (Ed.). International handbook of work and organizational psychology. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2001. 2 v. p. 115-132. DOI: https://doi.org/10.1002/9780470682357
BANDURA, A. Self-efficacy: toward a unifying theory of behavioral change. Psychological Rewiew, [S.l.], v. 84, p. 191-215. 1977. DOI: http://dx.doi.org/10.1037/0033-295X.84.2.191
BANDURA, A. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1986. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1985-98423-000. Acesso em: 20 jan. 2017.
BANDURA, A. Social-learning theory of identificatory processes. In: GOSLIN, D. (Ed.). Handbook of socialization theory and research. Chicago: Rand McNally, 1969. p. 213-262.
BLUSTEIN, D. L. Applying current theory and research in career exploration to practice. Career Development Quarterly, [S.l.], v. 41, p. 174-184, 1992. DOI: https://doi.org/10.1002/j.2161-0045.1992.tb00368.x
BRASIL, V. et al. Orientação profissional e planejamento de carreira para universitários. Cad. acad., Palhoça, v. 4, n. 1, p. 117-131, fev./jul. 2012.
CARSON, K. D.; BEIDAN, A. G. Career commitment: construction of a measure and examination of its psychometric properties. Journal of Vocational Behavior, [S.l.], v. 44, n. 3, p. 237-62, 1994. DOI: https://doi.org/10.1006/jvbe.1994.1017
CARVER, C. S.; SCHEIER, M. F. Control theory: a useful conceptual framework for personality-social, clinical, and health psychology. Personality Bulletin, [S.l.], v. 92, p.111-135, 1982. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-2909.92.1.111
CHANLAT, J. F. Quais carreiras e para qual sociedade?. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 6, p. 67-75, 1995. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901995000600008
ELLIOTT, E. S.; DWECK, C. S. Achievement motivation. In: MUSSEN, P. H.; HETHERINGTON, E. M. (Org.). Handbook of child psychology: social and personality development. New York: Wiley, 1983. p. 643-691.
FORNELL, C.; LARCKER, D. F. Evaluating structural equations models with unobservable variables and measurement errors. Journal of Marketing Research, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 39-50, feb. 1981. DOI: https://doi.org/10.2307/3151312
GREENHAUS, J. H.; CALLANAN, G. A.; GODSHALK, V. M. Career management. 4. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2010.
GREENHAUS, H.; CALLANAN, G.; KAPLAN, E. The role of goal setting in career management. The International Journal of Career Management, [S.l.], v. 7, n. 5, p. 3-12, 1995. DOI: https://doi.org/10.1108/09556219510093285
HAIR JR, J. F. et al. Análise Multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HOEKSTRA, H. A career roles model of career development. Journal of Vocational Behavior, [S.l.], v. 78, p. 159-173, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvb.2010.09.016
JESUS, S. N. A análise da motivação para a profissão docente segundo o modelo da discrepância motivacional: um estudo preliminar. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Portugal, v. 8, p. 163-180, 1995.
KAYALAR, M.; ÖZMUTAF, N. M. The effect of individual career planning on job satisfaction: a comparative study on academic and administrative staff. The Journal of Faculty of Economics and Administrative Sciences, v. 14, n. 1, p.239-254, 2009.
KLEM, L. Path analysis. In: GRIMM, L. G.; YARNOLD, P. R. Reading and understanding multivariate statistics. Washington, DC: American Psychological Association, 1995.
KOZELSKI, A. C. Professor: uma carreira em extinção ou falta de motivação? Revista Intersaberes, Curitiba, v. 9, n. 17, p. 178-188, jan./jun. 2014.
LENT, R. W.; BROWN, S. D.; HACKETT, G. Social cognitive career theory. In: BROWN, D. (Org.). Career choice and development. San Francisco: Jossey-Bass, 2002. p. 255-311.
LENT, R. W.; BROWN, S. D.; HACKETT, G. Toward a unifying social cognitive theory of career and academic interest, choice and performance. Journal of Vocational Behavior, [S.l.], v. 45, n. 1, p. 79-122, 1994. DOI: https://doi.org/10.1006/jvbe.1994.1027
LENT, R. W.; HACKETT, G.; BROWN, S. D. Una perspectiva social cognitiva de la transición entre la escuela y el trabajo. Evaluar, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 1-22, 2004. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revaluar/article/view/596/565. Acesso em: 29 abr. 2018.
LENT, R. W. et al. Career choice barriers, supports, and coping strategies: college students’ experiences. Journal of Vocational Behavior, [S.l.], v. 60, p. 61-72, 2002. DOI: https://doi.org/10.1006/jvbe.2001.1814
LOUNSBURY, J. et al. An investigation of character strengths in relation to the academic success of college students. Individual Differences, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 52-69. 2005. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.453.9217&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 19 abr. 2018.
MCILVEEN, P. Career development, management, and planning from the vocational psychology perspective. In: COLLIN, A.; PATTON, W. (Ed.). Vocational psychological and organisational perspectives on career: towards a multidisciplinary dialogue. Rotterdam: Sense Publishers, 2009. p. 63-89.
MENDES, T. C.; CLOCK, L. M.; BACCON, A. L. P. Aspectos positivos e negativos da profissão docente: entre a satisfação e o desejo do professor. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, p. 74-97, out./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-33
MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S. P. C.; CORNACCHIONE JÚNIOR, E. B. Ao mestre com carinho: relações entre as qualificações docentes e o desempenho discente em contabilidade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 15, n. 48, p. 462-481, jul./set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v15i48.1351
NGANGA, C. S. N. et al. Mestres e doutores em contabilidade no Brasil: uma análise dos componentes pedagógicos de sua formação inicial. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madri, v. 14, n. 1, p. 83-99, 2016. Acesso em 11 abr. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.15366/reice2016.14.1.005. Acesso em 11 out. 2017.
NOE, R. A.; STEFFY, B. D. The Influence of Individual Characteristics and Assessment Center Evaluation on Career Exploration Behavior and Job Involvement. Journal of Vocational Behavior, v. 30, n. 2, p. 187-202, 1987. DOI: https://doi.org/10.1016/0001-8791(87)90018-2
NUNES, M. F. O.; NORONHA, A. P. P. Escala de auto-eficácia para atividades ocupacionais: construção e estudos exploratórios. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 18, n. 39, p. 111-124, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100011
OLIVEIRA-SILVA, L. C. O. The importance of achieving what you value: a career goal framework of professional fulfillment. 2015. 143 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19503
OLIVEIRA-SILVA, L.C.; PORTO, J.B.; ARNOLD, J. Professional Fulfillment: Concept and Instrument Proposition. Psico-USF, Campinas , v. 24, n. 1, p. 27-39, 2019 . DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712019240103
OURIQUE, L. R. Auto-eficácia e personalidade no planejamento de carreira de universitários. 2010. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
OURIQUE, L. R.; TEIXEIRA, M. A. Autoeficácia e personalidade no planejamento de carreira de universitários. Psico-USF, Campinas, v. 17, n. 2, p. 311-321, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-8271201200020001
PAJARES, F.; HOBBES, C. Sources of writing self-efficacy beliefs of elementary, middle and high school students. Trabalho apresentado no Meeting of the American Educational Research Association, Montreal, Canadá. 2005. Disponível em: <http://www.uky.edu/~eushe2/Pajares/HobbesVita.ntml>. Acesso em: 03 mar. 2017.
PAZ, F. M. Carreira docente no Brasil: desafios e perspectivas. Avesso do Avesso, [S.l.], v. 12, n. 12, p. 39-58, nov. 2014. Disponível em: < http://www.feata.edu.br/downloads/revistas/avessodoavesso/v12_artigo04_carreira.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2017.
PEDRO, N.; PEIXOTO, F. Satisfação profissional e auto-estima em professores dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Revista Análise Psicológica, Portugal, v. 24, n. 2, p. 247-262, 2006. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 set. 2017.
ROGERS, M. E.; CREED, P. A.; GLENDON, I. A. The role of personality in adolescent career planning and exploration: a social cognitive perspetive. Journal of Vocational Behavior, [S.l.], v. 73, p. 132-142, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvb.2008.02.002. Acesso em: 07 ago. 2017.
RUIVO, J. et al. Ser professor satisfação profissional e papel das organizações de docentes (um estudo nacional). [S.l: s.n.], 2008. Disponível em: http://www.ensino.eu/media/5541/Ser_professor_satisfacao_profissional.pdf. Acesso em: 23 nov. 2016.
SCHOENFELD, J.; SEGAL, G.; BORGIA, D. Social cognitive career theory and the goal of becoming a certified public accountant. Accounting Education, [S.l.], v. 26, p. 109-126, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/09639284.2016.1274909.
SCHWARTZ, S. H. Universals in the content and structure of values: theoretical advances and empirical tests in 20 countries. In: ZANNA, M. P. (Ed.). Advances in experimental social psychology. San Diego: Academic, 1992. p. 1-65. DOI: https://doi.org/10.1016/S0065-2601(08)60281-6
SCHWARTZ, S. H. et al. Refining the theory of basic individual values. Journal of Personality and Social Psychology, [S.l.], v. 103, n. 4, p. 663-688, 2012. DOI: https://doi.org/10.1037/a0029393
SILVA, G. N. da; CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout: um estudo com professores da rede pública. Psicol. Esc. Educ., Campinas, v. 7, n. 2, p. 145-153, dez. 2003. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572003000200004
TARDIF, M.; LESSARD, C. (Org.). O ofício do professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.
TAVEIRA, M. C. Exploração vocacional: teoria, investigação e prática. Tradução de Maria da Silva. Braga: Psychologica, 2001. cap. 26, p. 55-77.
TEIXEIRA, M. A. Escalas de desenvolvimento vocacional. Relatório preliminar. 2010. Manuscrito não publicado.
TEIXEIRA, M. A. P. A experiência de transição entre a universidade e o mercado de trabalho na adultez jovem. 2002. 210 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
TEIXEIRA, M. A. P.; DIAS, A. C. G. Propriedades psicométricas da versão traduzida para o português da Escala de Auto-eficácia Geral Percebida de Ralph Schwarzer [Resumo]. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, 2, 2005, Gramado. Anais... II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica [CD-ROM]. Gramado: IBAP, 2005.
TEIXEIRA, M. A. P.; GOMES, W. B. Decisão de carreira entre estudantes em fim de curso universitário. Psicologia: Teoria e Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 327-334, 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300009.
ZIKIC, J.; KLEHE, U. C. Job loss as a blessing in disguise: the role of career exploration and career planning in predicting reemployment quality. Journal of Vocational Behavior, [S.l.], v. 69, p. 391-409, 2006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvb.2006.05.007
ZLUHAN, M. R.; RAITZ, T. R. A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 95, n. 239, p. 31-54, abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-66812014000100003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY NC ND. Esta licença permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que com a citação da fonte, atribuindo os devidos créditos de autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.