A percepção de docentes acerca da contribuição da filosofia para a formação do contador no Brasil sob a vigência das Financial Reporting Standards (IFRS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n41p44

Resumo

A adoção às normas internacionais de contabilidade requer a capacidade de julgamento por parte dos discentes de Ciências Contábeis a fim de realizarem tomadas de decisão que envolvam subjetivismo profissional, advindo de uma contabilidade baseada em princípios. Assim, este estudo exploratório tem por objetivo investigar a relevância da Filosofia para a formação do contador no Brasil sob a vigência das IFRS. Foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas com docentes que ministram disciplinas que abordam as normas contábeis nos cursos de Ciências Contábeis em universidades públicas no estado do Rio de Janeiro, sendo os dados analisados segundo a metodologia de análise de conteúdo e com auxílio do software Nvivo11. Verificou-se que a Filosofia é relevante e agrega positivamente a formação do futuro profissional contábil, visto que auxilia os discentes no que tange lidar com o subjetivismo advindo da adoção às normas internacionais de contabilidade, além de estimular a criticidade dos mesmos.

Biografia do Autor

Thiago Cunha de Oliveira

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Grande Rio – PPGA (UNIGRANRIO)

Cláudia Ferreira da Cruz, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGCC (UFRJ)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA (USP)

André Luiz Bufoni, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGCC (UFRJ)

Doutor em Planejamento Ambiental pela COPPE (UFRJ)

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* Uma versão preprint do artigo foi apresentada do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI), 2017.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Oliveira, T. C. de, Cruz, C. F. da, & Bufoni, A. L. (2019). A percepção de docentes acerca da contribuição da filosofia para a formação do contador no Brasil sob a vigência das Financial Reporting Standards (IFRS). Revista Contemporânea De Contabilidade, 16(41), 44–62. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n41p44

Edição

Seção

Artigos