A sustentabilidade na perspectiva de discentes de graduação em Ciências Contábeis: prevalece a lógica oportunista e utilitarista
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n41p93Resumo
Investigou-se o ponto de vista de discentes de graduação em ciências contábeis acerca da noção de sustentabilidade. Teoricamente, articulou-se os conceitos de sustentabilidade, de moral e de ética e de formação educacional e profissional do contador. Realizou-se uma pesquisa survey, cuja coleta envolveu a triangulação de dados por meio da aplicação de questionários e pesquisa documental. A amostra contou com 285 discentes (36,12% do tamanho da população) de todos os períodos e turnos do curso. Os resultados revelam que a noção de sustentabilidade predominante na literatura, que pressupõe o tratamento equitativo das dimensões econômica, social e ambiental, não é compartilhada pelos respondentes. Pelo contrário, observou-se a prevalência da dimensão econômica frente as demais. Em parte, esta prevalência está ancorada na lógica oportunista e utilitarista que permeia a formação do contador. Os resultados remetem para a necessidade de se repensar no modelo de educação vigente, rumo a uma lógica sustentável.Referências
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* Uma versão preprint do artigo foi apresentada no XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU), 2017.
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