A Relação entre a Geração de Valor Econômico e o Valor de Mercado das Empresas Sucroalcooleiras Brasileiras

Autores

  • Melise Alessandra Sobue USP - Universidade de São Paulo
  • Tabajara Pimenta Junior USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2012v9n17p103

Resumo

Este trabalho aborda a criação de valor por empresas de capital aberto do setor sucroalcooleiro brasileiro, medida pelo EVA e pelo MVA. Foram analisados a existência e o nível de correlação entre os EVAs gerados por empresas sucroalcooleiras (São Martinho, Cosan, Cosan Limited e Guarani) e os respectivos MVAs alcançados no mercado. Os resultados obtidos revelaram uma correlação estatisticamente significativa, ao nível de 5%, apenas para a Cosan Limited. Não foram detectadas correlações significativas para três das quatro empresas analisadas. Concluímos que o EVA não é uma medida consistente para sinalizar o comportamento futuro do MVA das empresas.

Biografia do Autor

Melise Alessandra Sobue, USP - Universidade de São Paulo

Graduada em Administração

FEA-RP/USP

Tabajara Pimenta Junior, USP - Universidade de São Paulo

Doutor em Administração (Finanças)

Mestre em Engenharia Mecânica

Professor Doutor do Departamento de Administração

FEA-RP/USP

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Sobue, M. A., & Pimenta Junior, T. (2012). A Relação entre a Geração de Valor Econômico e o Valor de Mercado das Empresas Sucroalcooleiras Brasileiras. Revista Contemporânea De Contabilidade, 9(17), 103–120. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2012v9n17p103

Edição

Seção

Artigos