Perspectivas para a Contabilidade Ambiental

Autores

  • André Andrade Longaray FURG - Rio Grande - RS
  • Rosimere Alves de Bona Porton UNESC - Criciúma - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar a questão dos recursos ambientais, na perspectiva da classificação econômica como capital natural, e as formas de contabilização dos mesmos. Em um primeiro momento são evidenciados os acontecimentos que transformaram o meio ambiente em uma grande preocupação para as organizações nos últimos anos. Na seqüência, são apresentadas propostas a respeito do enquadramento dos recursos provenientes da natureza como capital natural. Logo após procura-se demonstrar as formas de contabilização do capital natural, sob a ótica da contabilidade ambiental. A título de conclusão, estabelecem-se algumas considerações a respeito do tema.

Biografia do Autor

André Andrade Longaray, FURG - Rio Grande - RS

Possui graduação em Administração Hab Empresas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor adjunto II da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, revisor de artigos da Revista Produção Online , membro do conselho editorial da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) (1807-1821) e representante do teste ANPAD para a região Sul do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em PESQUISA OPERACIONAL, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias multicritério de apoio e tomada de decisão (MCDA, MCDM, AHP, SSM), e métodos de otimização (programação linear).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.<;a>

Rosimere Alves de Bona Porton, UNESC - Criciúma - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade de Custos, Gerencial, Estrutura e Análise de Balanço, Controladoria, Geral, Teoria da Contabilidade e Metodologia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Como Citar

Longaray, A. A., & Porton, R. A. de B. (2007). Perspectivas para a Contabilidade Ambiental. Revista Contemporânea De Contabilidade, 4(8), 29–42. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos