O processo de implementação da governança corporativa nas empresas de capital aberto: um estudo com ênfase na auditoria

Autores

  • Sandra Mara de Jesus UFSC - Florianópolis - SC
  • Luiz Alberton UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar o processo de implementação da governança corporativa (GC) nas empresas de capital aberto associadas à Bovespa, dando ênfase na auditoria. Trata-se de um estudo exploratório, do tipo levantamento. Como resultado da pesquisa constatou-se que: o conselho de administração forma o cerne para implementação da GC; a administração central possui maior poder e acaba por deteriorar os demais órgãos da organização no que diz respeito à GC; o comitê de auditoria interna possui grau elevado de importância na GC; e as empresas que possuem GC melhoram suas imagens no mercado de capitais, levando maior credibilidade aos investidores.

Biografia do Autor

Sandra Mara de Jesus, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é Setor Fiscal da Comercial Aste de Importação Ltda.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Luiz Alberton, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (1994) , graduação em Licenciatura Plena Para Prof Form Esp Cur Ens 2 Gr pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994) , mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) . Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: Auditoria Contábil, Gestão de Pessoas, Formação Comportamental.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Como Citar

Jesus, S. M. de, & Alberton, L. (2007). O processo de implementação da governança corporativa nas empresas de capital aberto: um estudo com ênfase na auditoria. Revista Contemporânea De Contabilidade, 4(8), 67–84. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos