Um estudo exploratório sobre as metodologias empregadas em pesquisas na área de Contabilidade no ENANPAD

Autores

  • Raimundo Nonato Sousa da Silva IBMEC Educacional S.A - Rio de Janeiro - RJ
  • Paulo Sérgio de Souza Coelho IBMEC Educacional S.A - Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo examinou como as pesquisas acadêmicas na área de Contabilidade têm sido desenvolvidas e mapeou como as metodologias têm sido empregadas na investigação dos problemas contábeis. Com este objetivo, foram examinados 336 trabalhos apresentados nos encontros da ANPAD nos últimos anos nas áreas de Contabilidade e Controle Gerencial. Os dados foram coletados através dos anais dos congressos e foram usados métodos estatísticos para exames dos resultados da pesquisa. Pretende-se inicialmente dar uma contribuição sobre as características que definem uma metodologia de pesquisa para, em seguida, demonstrar como e de que maneira a pesquisa contábil foi evoluindo no Brasil.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Sousa da Silva, IBMEC Educacional S.A - Rio de Janeiro - RJ

Doutror em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1991). Possui graduação em Ciências Contábeis (1986) e Pós-graduação lato sensu em Contabilidade (1988) pelas Faculdades Integradas Colégio Moderno atualmente Unama. É professor adjunto da Faculdade de Economia e Finanças IBMEC e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Áreas de interesses para pesquisas e atividades profissionais incluem Controle Gerencial, Gestão de Custos por Atividades, Governança e Finanças Corporativas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Paulo Sérgio de Souza Coelho, IBMEC Educacional S.A - Rio de Janeiro - RJ

É Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996), e possui mestrados em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e em Administração pelo Ibmec-RJ (2003). Possui doutorado em Sistemas Computacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Especialista em Métodos Quantitativos na área comercial da Globex Utilidades (Ponto Frio) e Professor de Pós Graduação (Latu Sensu) no Ibmec-RJ. Atua como autor de questões de concurso junto à CESGRANRIO. Foi Professor Adjunto das Faculdades Ibmec-RJ e da EBAPE/FGV. Tem habilidade na área de Administração, com ênfase em Pesquisa Operacional e Inteligência de Negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: data mining, modelos de classificação e previsão, séries temporais, otimização e simulação.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Como Citar

Silva, R. N. S. da, & Coelho, P. S. de S. (2007). Um estudo exploratório sobre as metodologias empregadas em pesquisas na área de Contabilidade no ENANPAD. Revista Contemporânea De Contabilidade, 4(8), 139–159. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos