Divulgações de informações e o efeito no retorno de ações da maior empresa de educação listada na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão)

Autores

  • Liliane Vicentina Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • José Odálio dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Cristiane Lana Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Maurício de Souza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n36p97

Resumo

O mercado é eficiente se novas informações relevantes causarem variação no retorno das ações. As ações podem ser afetadas por eventos e isso pode causar oscilações. A pesquisa analisa a reação do mercado à divulgação de informações sobre a maior instituição de educação listada na B3. Foi utilizado o estudo de eventos para confrontar o comportamento do retorno das ações no período de 30 de setembro 2015 a 30 de setembro de 2017. A pesquisa parte da teoria de mercado eficiente. As informações selecionadas foram distribuídas em grupos, sendo: A -  Divulgação dos resultados trimestrais; B - Operações de compra e venda de participações; C - Mudanças relacionadas ao Financiamento Estudantil. Os resultados evidenciaram que a reação que caracterizou o fator mercado eficiente foi identificada no Grupo C, em parte corroborada pelo comportamento do preço da ação.

Biografia do Autor

Liliane Vicentina Gomes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestranda em Administração na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

José Odálio dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Livre docente em Administração na Universidade de São Paulo (USP)

Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Cristiane Lana, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestranda em Administração na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  (PUC-SP)

Maurício de Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestrando em Ciências Contábeis na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Gomes, L. V., Santos, J. O. dos, Lana, C., & Souza, M. de. (2018). Divulgações de informações e o efeito no retorno de ações da maior empresa de educação listada na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Revista Contemporânea De Contabilidade, 15(36), 97–118. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n36p97

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Artigos