Contribuições do Orçamento Base Zero (OBZ) no planejamento e controle de resultados em organizações empresariais

Autores

  • Alexandre Marino Costa UFSC - Florianópolis - SC
  • Gilberto de Oliveira Moritz UFSC - Florianópolis - SC
  • Filipe Menezes Vasconcellos Machado UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar as contribuições do Orçamento Base Zero (OBZ) para o desenvolvimento do planejamento e do controle de resultados em organizações empresariais, em especial seus reflexos na gestão de empresas. No início são abordados conceitos e aplicações do OBZ, caracterizado como uma ferramenta de gestão financeira. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Realizou-se um estudo de caso em uma empresa que atua no segmento de produção e comercialização de bebidas, a qual aplica a metodologia do OBZ no desenvolvimento do plano orçamentário. Pode-se concluir que o OBZ não é simplesmente uma ferramenta para reduzir custos e garantir economias, mas sim uma ferramenta de gestão empresarial que visa proporcionar o desenvolvimento de melhores práticas para a elaboração de suas atividades, assim como para a otimização de recursos financeiros.

Biografia do Autor

Alexandre Marino Costa, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é Vice-Presidente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina e professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, desempenhando a função de Coordenador do curso de graduação em Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: relatório de estágio, administração financeira, desenvolvimento de recursos humanos, planejamento estratégico e administração geral.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Gilberto de Oliveira Moritz, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela UFSC (1971) , especialização em Administração de Empresas pelo Fundação Getulio Vargas - SP (1974) , mestrado em Administração pela UFSC (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2004) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

Costa, A. M., Moritz, G. de O., & Machado, F. M. V. (2008). Contribuições do Orçamento Base Zero (OBZ) no planejamento e controle de resultados em organizações empresariais. Revista Contemporânea De Contabilidade, 4(8), 85–98. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos