Avaliação das condições de ensino: uma simulação no curso de Ciência Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina em 2004/2

Autores

  • Sandra Rolim Ensslin UFSC
  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi UFSC - Florianópolis - SC
  • Fabiana Maçaneiro FESSC - São José - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este estudo se projeta a partir da proposta de avaliação da educação brasileira informada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A Avaliação Institucional proposta pelo SINAES, segundo a Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, é composta por quatro instrumentos de avaliação, quais sejam: (1) Auto-avaliação; (2) Avaliação Externa, (3) Avaliação das Condições de Ensino (ACE); e, (4) Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Neste cenário, o tema desta pesquisa instala-se no terceiro instrumento de avaliação, a ACE, mais especificamente. Para tal, foi feito um recorte no elenco de Cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), concentrando-se o olhar no Curso de Ciências Contábeis (CCN). Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em simular a Avaliação do Curso CCN da UFSC no período de 2004/2. Para o alcance deste objetivo, a metodologia utilizada pode ser classificada como uma pesquisa exploratória. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário fechado (construído a partir das informações contidas no Manual de Avaliação do Curso de Ciências Contábeis, estruturado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Educacionais – INEP), aplicado em cinco eixos de avaliação. Com o resultado da pesquisa, pretendese explorar a contribuição gerada pela simulação respondendo à seguinte questão: de posse do resultado que emergiu da simulação do processo avaliatório, que ações de aperfeiçoamento poderiam ser recomendadas visando à melhoria do desempenho global do Curso CCN da UFSC.

Biografia do Autor

Sandra Rolim Ensslin, UFSC

Graduação em Ciência Contábeis pela UCPEL(1991), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002). Atualmente é professor adjunto da UFSC. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Modelos Multicritérios (apoio à decisão), atuando principalmente nos seguintes temas: MCDA-C, metodologia multicritério de apoio à decisão, avaliacao de desempenho, capital intelectual e ativos intangíveis.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Deisy Cristina Corrêa Igarashi, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela UEM (2001), mestrado em Contabilidade (2007) e em Engenharia de Produção (2003) pela UFSC. Cursa doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Atua como docente na UNIOESTE.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Fabiana Maçaneiro, FESSC - São José - SC

Graduação em Ciências Contábeis pela UFSC.Atualmente é Auxiliar Administrativo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Ensslin, S. R., Igarashi, D. C. C., & Maçaneiro, F. (2004). Avaliação das condições de ensino: uma simulação no curso de Ciência Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina em 2004/2. Revista Contemporânea De Contabilidade, 1(2), 11–40. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos