Estratégias e resultados de investimentos na concentração e extinção de sociedades

Autores

  • Bernadete Limongi UFSC - Florianópolis - SC
  • Elisete Dahmer Pfitscher UFSC - Florianópolis - SC
  • Paulo César Pfitscher UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A competitividade no mercado faz com que as empresas procurem alternativas para uma melhor gestão e a análise prévia de investimentos revela muitas vezes que a reorganização pode ser a melhor estratégia para crescer. Nesta perspectiva, as incorporações, fusões e cisões podem ser o caminho para a sobrevivência, como também para a lucratividade das organizações. Parte-se, pois, da premissa de que é importante analisar os aspectos operacionais e financeiros das sociedades que serão envolvidas, verificando suas necessidades e seu poder de negociação, e identificando possíveis dificuldades futuras, até se concluir qual das operações será a mais conveniente para o sucesso da instituição. Neste sentido, este artigo apresenta a situação atual de algumas empresas que adotaram concentração ou extinção de sociedades, mostrando as vantagens e desvantagens dos processos realizados, através de uma pesquisa de campo. Vale ressaltar que as mudanças ocorridas em todas as empresas se revelaram diferentes em cada caso estudado, provavelmente porque a diversidade de atividades e o entendimento dos administradores sobre o assunto pode alterar a linha de ação adotada e o resultado que se espera. Observa-se ainda que a análise de índices antes e depois dos processos pode auxiliar no melhor direcionamento das empresas para futuros investimentos. Conclui-se que o melhor desempenho das empresas pode estar condicionado à sua reestruturação.

Biografia do Autor

Bernadete Limongi, UFSC - Florianópolis - SC

Possui Licenciatura em letras, graduação em Ciências Contábeis pela UFSC (2001), Mestrado em Letras pela UFSC (1979) e Doutorado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte Americana pela USP (1985), Pós-Doutorado na Universidade de Essex (Inglaterra - 1994). Atualmente é Professor Adjunto da UFSC. Nos últimos anos tem atuado na área de contabilidade, especialmente nos segmentos de auditoria, controladoria, balanço social, metodologia do ensino da contabilidade e contabilidade ambiental.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Elisete Dahmer Pfitscher, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1983), mestrado em Engenharia de Produção (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2004). Atualmente é professora, pesquisadora, avaliadora, bem como coordenadora de monografias do curso de Ciências Contábeis na UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Paulo César Pfitscher, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1983) e mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2005). Atualmente é analista pleno da Caixa Econômica Federal.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Limongi, B., Pfitscher, E. D., & Pfitscher, P. C. (2005). Estratégias e resultados de investimentos na concentração e extinção de sociedades. Revista Contemporânea De Contabilidade, 2(3), 9–24. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos