Uma análise comparativa entre a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

Autores

  • Guilherme Júlio da Silva UFSC - Florianópolis - SC
  • Vanessa Marcela Nascimento UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente artigo aborda uma análise comparativa entre a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos – DOAR, a Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC e a Demonstração do Valor Adicionado – DVA. Discorre sobre as vantagens e desvantagens das demonstrações de origens e aplicação de recursos e a do fluxo de caixa. Quanto à Demonstração do Valor Adicionado, apresentou-se o método utilizado para sua elaboração e se expôs a importância da informação de cunho social e econômico para o usuário, já que esta é complementar às demais demonstrações e sua implantação não suscita maiores discussões. Devido aos posicionamentos divergentes dos autores, não há consenso a respeito da melhor demonstração a ser adotada, se a DOAR ou a DFC, dando a impressão de que a decisão deverá convergir para a adoção em conjunto dos dois relatórios.

Biografia do Autor

Guilherme Júlio da Silva, UFSC - Florianópolis - SC

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Vanessa Marcela Nascimento, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Ciências Contábeis pela UFSC e graduação em Geografia pela UDESC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Silva, G. J. da, & Nascimento, V. M. (2005). Uma análise comparativa entre a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Revista Contemporânea De Contabilidade, 2(3), 73–108. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos