Um estudo comparativo: balanços sociais das prefeituras das cidades de São José - Santa Catarina e de Florianópolis - Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O Balanço Social surge da conscientização, pelos cidadãos, da importância do papel social das entidades econômicas, que não se sustentam pela falta de disponibilizarem à comunidade mais do que seus empregos, produtos e serviços. Assim, a importância do Balanço Social provém de ser ele um instrumento de medida do custo-benefício no desenvolvimento de atividades das entidades. Afinal, a sociedade passa a exigir respostas para muitas perguntas. Há agressão ao meio ambiente? Existem condições adequadas de trabalho? Percebe-se adição de valor à economia? De igual forma, a gestão municipal passa a se preocupar em agregar valor a sua gerencia, não só buscando realizar obras visíveis, mas em produzir um sistema de informações capaz de levar ao cidadão dados contábeis, econômicos, financeiros e sociais, que evidenciem o trabalho realizado. O Balanço Social aparece como proposta para o setor público, em particular para as Prefeituras Municipais, como forma de gerar informações, das quais os usuários internos e externos não têm acesso naquelas atualmente publicadas. O objetivo geral deste trabalho foi comparar os critérios que balizaram os Balanços Sociais das Prefeituras Municipais de São José-SC e de Florianópolis-SC. Os objetivos específicos foram: caracterizar o Balanço Social, situar os critérios do Balanço Social da Prefeitura Municipal de São José-SC de 2001, situar os critérios do Balanço Social da Prefeitura Municipal de Florianópolis-SC de 2001 e apontar o resultado da comparação dos critérios adotados na elaboração dos Balanços Sociais daquelas Prefeituras para o exercício de 2001. Os objetivos foram abordados pelas técnicas da pesquisa bibliográfica e da pesquisa estudo de caso. Constatou-se que as Prefeituras Municipais de São José e de Florianópolis praticaram, em linhas gerais, metodologia semelhante na confecção de seus Balanços Sociais para o exercício de 2001. As principais diferenças situaram-se na forma de evidenciar as atitudes sociais; nos indicadores e respectivos pesos utilizados nas pesquisas de avaliação da satisfação; na distribuição dos funcionários nas classes funcionais, nas faixas etárias e no tempo de serviço; e na forma de distribuição dos Indicadores Operacionais, Indicadores e Benefícios Sociais e dos valores na Distribuição da Riqueza. O resultado deste estudo realizado demonstrou a importância da evidenciação das informações para os gestores públicos e a própria cidadania, se aplicado com todos os cuidados para não ser influenciado pelo viés político, na busca do resultado verdadeiro, junto aos usuários internos e externos das entidades, pelos benefícios gerados e percebidos nos diversos indicadores pesquisados de forma efetiva. A aplicação do modelo de Balanço Social nas entidades públicas, pode-se verificar as ações dos governos, na busca da avaliação do desempenho da gestão pública, com diversos indicadores, demonstrados na pesquisa pela mensuração transparente dos resultados na utilização desta ferramenta gerencial junto a todos os cidadãos pela responsabilidade social.Downloads
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