Uso cerimonial do planejamento de resultados nos municípios de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e77866

Resumo

A pesquisa analisou a qualidade das informações de desempenho do planejamento de municípios do Estado de São Paulo, que é uma exigência legal no Brasil desde 2002. A análise comparou os indicadores e metas dos Planos plurianuais de Prefeituras nos exercícios de 2011, 2015 e 2019. A pesquisa utilizou 4 medidas para analisar o conteúdo informacional do planejamento de resultados: (i) metas ou objetivos previstos zerados, (ii) metas realizadas zeradas, (iii) metas inconsistentes, e (iv) metas com dotação simbólica. Os resultados indicam uma alta proporção de informações sobre desempenho com conteúdo informacional questionável, e que provavelmente não é utilizada para a gestão de políticas públicas. Nestes casos, os programas, indicadores, ações e metas são criados e mantidos apenas para fins cerimoniais na prestação de contas junto a Tribunais de Contas. Ao que tudo indica, a lógica do planejamento tradicional com foco apenas no volume de recursos alocado por departamentos ainda prevalece em boa parte dos municípios paulistas.

Biografia do Autor

Ricardo Rocha de Azevedo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA Ribeirão Preto (USP)
Professor Adjunto na Faculdade de Ciências Contábeis (UFU), Uberlândia/MG, Brasil

André Carlos Busanelli de Aquino, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA (USP)
Professor Titular na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP)

Referências

ANAO. (2004). Better Practice Guide. Better Practice in Annual Performance Reporting. Canberra: Australian National Audit Office.

Andrews, M. (2004). Authority, acceptance, ability, and performance-based budgeting reforms. The International Journal of Public Sector Management, 17(4), 332–344.

Andrews, M. (2006). Beyond “best practice” and “basics first” in adopting performance budgeting reform. Public Administration and Development, 26, 147–161. https://doi.org/10.1002/pad.401

Aquino, A. C. B. de, & Batley, R. A. (2021). Pathways to hybridization: Assimilation and accommodation of public financial reforms in Brazil. Accounting, Organizations and Society. https://doi.org/10.1016/j.aos.2021.101297

Aquino, A. C. B. de, & Azevedo, R. R. de. (2018). Uma Prefeitura, dois planejamentos: mais um Desafio para a Adoção do Planejamento de Resultados no Brasil. Congresso USP de Contabilidade.

Aquino, A.C.B. de, Lino, A.F., & Azevedo, R. R. de. (2022). Enraizamento de infraestruturas digitais de coleta de dados pelos Tribunais de Contas. Revista de Contabilidade e Finanças, 33(88), 46-62. https://doi.org/10.1590/1808-057x202111600

Arnaboldi, M., Lapsley, I., & Steccolini, I. (2015). Performance Management in the Public Sector: The Ultimate Challenge. Financial Accountability & Management, 31(1), 1–22. https://doi.org/10.1111/faam.12049

Avwokeni, A. J. (2016). Cultural Resistance, Output Measures, and Audit Practice: Impact on Non-Implementation of Program-Based Budgeting in Nigeria. International Journal of Public Administration, 39(12), 909–916. https://doi.org/10.1080/01900692.2015.1057850

Azevedo, R.R. de, & Aquino, A.C.B. de (2016). O planejamento em municípios de pequeno porte em São Paulo. Revista de Contabilidade e Organizações, 26, 63–76. http://dx.doi.org/10.11606/rco.v10i26.111202

Azevedo, R. R. de, & Aquino, A. C. B. (2018). Resistências ao planejamento de resultados e a lógica orçamentária dominante em municípios. X Prêmio SOF de Monografias.

Azevedo, R. R. de, Aquino, A. C. B., Lino, A. F., & Cavalmoretti, G. (2019). A precariedade do conteúdo informacional dos anexos de riscos fiscais de municípios brasileiros. Advances in Scientific and Applied Accounting, 12(2), 4–22. https://doi.org/10.14392/ASAA.2019120201

Barcelos, C.L.K., & Calmon, P.C.D.P. (2014). A reforma gerencial do orçamento brasileiro: em busca de múltiplos significados. Revista de Administração Pública, 48(1), 159–181. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122014000100007

Barbosa, S. C. T., & Couto, L. F. (2021). Planejamento Governamental: planos plurianuais em crise. Boletim de Análise Político-Institucional, 27, 12–77. https://doi.org/10.38116/bapi27

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bleyen, P., Klimovský, D., Bouckaert, G., & Reichard, C. (2017). Linking budgeting to results? Evidence about performance budgets in European municipalities based on a comparative analytical model. Public Management Review, 19(7), 932–953.

Blöndal, J. R., Kristensen, J. K., & Goretti, C. (2003). Budgeting in Brazil. OECD Journal on Budgeting, 3(1), 97–131.

Borgonovi, E., Anessi-Pessina, E., & Bianchi, C. (2018). Outcome-Based Performance Management in the Public Sector. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-57018-1_1

Boxenbaum, E., & Jonsson, S. (2008). Isomorphism, Diffusion and Decoupling. In: Greenwood, R. et al. (Eds.). The Sage Handbook of Organizational Institutionalism. Thousand Oaks, CA: Sage, 78–99.

Bromley, P., & Powell, W.W. (2012). From Smoke and Mirrors to Walking the Talk: Decoupling in the Contemporary World. Academy of Management Annals, 6(1), 483–530. http://doi.org/10.1080/19416520.2012.684462

Browne, E. (2010). Reforming Budget Systems: a practical guide. New York: United States Agency for International Development, 2010.

Budding, T., Faber, B., & Schoute, M. (2021). Integrating non-financial performance indicators in budget documents: the continuing search of Dutch municipalities. Journal of Public Budgeting, Accounting and Financial Management. https://doi.org/10.1108/JPBAFM-02-2020-0009

Caiden, N., & Wildavsky, A. (1974). Planning and Budgeting in Poor Countries (Comparative studies in behavioral science). New York: John Wiley.

Cavalcante, P. L. (2007). O plano plurianual: resultados da mais recente reforma do planejamento e orçamento no Brasil. Revista Do Serviço Público, 58(2), 129–150.

Clark, C., Menifield, C. E., & Stewart, L. S. M. (2018). Policy Diffusion and Performance-based Budgeting. International Journal of Public Administration, 41(7), 528–534. https://doi.org/10.1080/01900692.2016.1278384

Chan, J. J. L.; Xiaoyue, C. (2002). Models of Public Budgeting and Accounting Reform. OECD Journal on Budgeting, OECD Journal on Budgeting, 2(1), 1-356. https://doi.org/10.1787/budget-v2-sup1-en

Couto, L. F. (2021). Faces e Funções: o (des)uso do PPA a partir de suas funcionalidades e a instabilidade orçamentária. Boletim de Análise Político-Institucional (IPEA), 1988(27), 19–27. https://doi.org/10.38116/bapi27art2

Curristine, T. (2005). Government Performance: Lessons and Challenges. OECD Journal on Budgeting, 5(1), 127–151. https://doi.org/10.1787/budget-v5-art6-en

Diamond, J. (2003). Budget system reform in emerging economies: The challenges and the reform agenda. IMF Occasional Papers, 245, 1–109.

Domingos, F. D., & Aquino, A. C. B. de. (2019). Competências (não exercidas) das comissões de orçamento e finanças nas câmaras municipais. Revista de Administração Pública, 53(6), 1161–1178. https://doi.org/10.1590/0034-761220180441

Douglas, S., & Overmans, T. (2020). Public value budgeting: propositions for the future of budgeting. Journal of Public Budgeting, Accounting & Financial Management, 32(4), 623–637. https://doi.org/10.1108/JPBAFM-05-2020-0066

Ezzamel, M., Hyndman, N. S., Johnsen, Å., Lapsley, I., & Pallot, J. (2007). Experiencing institutionalization: the development of new budgets in the UK devolved bodies. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 20(1), 11–40. https://doi.org/10.1108/09513570710731191

Friedland, R., & Alford, R. R. (1991). Bringing society back in: Symbols, practices and institutional contradictions. In The New Institutionalism in Organizational Analysis. University of Chicago Press.

Giacomoni, J. (2008). Orçamento Público (14a ed.). São Paulo: Ed. Atlas.

Greenwood, R., Raynard, M., Kodeih, F., Micelotta, E. R., & Lounsbury, M. (2011). Institutional Complexity and Organizational Responses. The Academy of Management Annals, 5(1), 317–371. http://doi.org/10.5465/19416520.2011.590299

Grizzle, G. A., & Pettijohn, C. D. (2002). Implementing performance-based program budgeting: A system-dynamics perspective. Public Administration Review, 62(1), 51–62. https://doi.org/10.1111/1540-6210.00154

Grossi, G., Reichard, C., & Ruggiero, P. (2016). Appropriateness and Use of Performance Information in the Budgeting Process: Some Experiences from German and Italian Municipalities. Public Performance & Management Review, 39(3), 581–606. https://doi.org/10.1080/15309576.2015.1137770

Grossi, G., Mauro, S.G., & Vakkuri, J. (2018). Converging and diverging pressures in PBB development: the experiences of Finland and Sweden. Public Management Review, 20(12), 1836–1857. https://doi.org/10.1080/14719037.2018.1438500

Ho, A. T. (2011). PBB in American Local Governments: It’s More than a Management Tool. Public Administration Review, 71(3), 391–401. https://doi.org/10.1111/j.1540-6210.2011.02359.x

IBP. (2014). Guia para transparência em Documentos Orçamentários do Governo: Por que eles são importantes e o que eles devem incluir? Washington: Open Budget Index.

IBP. (2019). Open Budgets. Transform Lives. The Open Budget Survey 2019. Washington: International Budget Partnership. https://www.internationalbudget.org/open-budget-survey

IEGM (2019). Índice de Efetividade da Gestão Municipal. Instituto Rui Barbosa. Disponível em: https://irbcontas.org.br/iegm. Acesso em dez/2019.

Johansson, T., & Siverbo, S. (2009). Why is research on management accounting change not explicitly evolutionary? Taking the next step in the conceptualization of management accounting change. Management Accounting Research, 20(2), 146–162. http://doi.org/10.1016/j.mar.2008.12.001

Kholeif, A. O. R., & Jack, L. (2019). The paradox of embedded agency from a strong structuration perspective: An illustrative case study of resistance to change in budgeting processes. Qualitative Research in Accounting and Management, 16(1), 60–92. https://doi.org/10.1108/QRAM-03-2016-0027

Liguori, M., Sicilia, M., & Steccolini, I. (2012). Some Like it non-Financial … Politicians’ and managers’ views on the importance of performance information. Public Management Review, 14(7), 903–922. https://doi.org/10.1080/14719037.2011.650054

Lino, A. F., Carvalho, L. B. de, Aquino, A. C. B. de, & Azevedo, R. R. de. (2019). A falta de trabalho institucional e mudanças organizacionais incompletas em municípios brasileiros. Revista de Administração Pública, 53(2), 375–391. https://doi.org/10.1590/0034-761220170404

Lima, L.L., Lui, L., Biasi Ruiz, K. Pietro, Dias, G.V.R.S., Papi, L.P., & Demarco, D.J. (2020). Plano Plurianual como proxy para medir capacidades estatais: um estudo sobre o planejamento governamental nos municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 12(e20190147). https://doi.org/10.1590/2175-3369.012.e20190147

Machado Jr., J. T. (2012). A experiência brasileira em orçamento-programa - uma primeira visão. Revista de Administração Pública, 46(4), 1157–1175. https://doi.org/10.1590/S0034-76122012000400012

Mauro, S.G., Cinquini, L., & Grossi, G. (2016). Insights into Performance-Based Budgeting: A literature review and a research agenda. Public Management Review, 1–22. https://doi.org/10.1080/14719037.2016.1243810

Mauro, S. G., Cinquini, L., & Grossi, G. (2018). External Pressures and Internal Dynamics in the Institutionalization of Performance-Based Budgeting: An Endless Process? Public Performance and Management Review, 41(2), 224–252. https://doi.org/10.1080/15309576.2018.1431137

Meyer, J.W.; Rowan, B. (1977). Institutionalized Organizations: Formal Structure as Myth and Ceremony. American Journal of Sociology, 83 (2), 340.

MOG. (1999). Manual Técnico de Orçamento. Brasília: Imprensa Nacional.

MPOG. (2010). Indicadores de Programas - Guia metodológico. Brasília: Imprensa Nacional.

Moynihan, D.P. (2005). What Do We Talk about When We Talk about Performance? Dialogue Theory and Performance Budgeting. Journal of Public Administration Research and Theory, 16(2), 151–168. https://doi.org/10.1093/jopart/muj003

Moynihan, D.P., & Beazley, I. (2016). Toward Next-Generation Performance Budgeting. Washington: The World Bank, 2016. http://dx.doi.org/10.1596/978-1-4648-0954-5

Noman, Z. (2010). Performance Budgeting in the United Kingdom. OECD Journal on Budgeting, 8(1), 1–16.

Ocasio, W., Thornton, P. H., & Lounsbury, M. (2017). Advances to The Institutional Logics Perspective. In R. Greenwood, C. Oliver, T. B. Lawrence, & R. E. Meyer (Orgs.), Sage Handbook of Organizational Institutionalism London/New York: SAGE Publications. http://doi.org/10.4135/9781446280669.n20

OECD. (2007). Performance budgeting in OECD countries. Paris: OCDE Publishing.

OECD. (2008). Performance Budgeting: A Users’ Guide. Paris.

OECD. (2016). OECD Performance Budgeting Survey - Integrating Performance and Results in Budgeting (Highlights).

Oliver, C. (1991). Strategic Responses to Institutional Processes. Academy of Management Review, 16 (1), 145–79. http://doi.org/10.2307/258610

Panchamia, N., & Thomas, P. (2014). Public Service Agreements and the Prime Minister’s Delivery Unit. Institute for Government, 1–15. http://www.legislation.gov.uk/ukpga/1992/19/contents

Park, J. H. (2019). Does Citizen Participation Matter to Performance-Based Budgeting? Public Performance and Management Review, 42(2), 280–304. https://doi.org/10.1080/15309576.2018.1437050

Paulo, L. F. A. (2021). A Encruzilhada do Plano Plurianual: entre a extinção e o fortalecimento. Boletim de Análise Político-Institucional (IPEA), 27, 11–18. https://doi.org/10.38116/bapi27art1

Podger, A. (2018). Making “accountability for results” really work? In: Podger, A. (Ed.). Value for Money: Budgeting and Financial Management Today in the People’s. Republic of China, Taiwan, and Australia. Australian National University Press, 95–125.

Probst, A., Deller, S., & Maher, C. (2009). Performance measurement, benchmarking & outcome-based budgeting for Wisconsin local government. Local Government Center.

Raudla, R. (2012). The Use of Performance Information in Budgetary Decision-Making by Legislators: Is Estonia Any Different? Public Administration, 90(4), 1000–1015. https://doi.org/10.1111/j.1467-9299.2012.02041.x

Robinson, M., & Brumby, J. (2005). Does Performance Budgeting Work? An Analytical Review of the Empirical Literature. IMF Working Papers, 05(210). http://doi.org/10.5089/9781451862294.001

Robinson, M. (2007). Performance Budgeting: Linking Funding and Results. New York: Palgrave Macmillan.

Schick, A. (2007). Performance Budgeting and Accrual Budgeting. Decision rules or Analytic Tools? OECD Journal on Budgeting, 7(2), 109–138.

Sterck, M., & Scheers, B. (2006). Trends in Performance Budgeting in Seven OECD countries. Public Performance & Management Review, 30(1), 47–72. https://doi.org/10.2753/PMR1530-9576300103

Ter Bogt, H. J., Jan Van Helden, G., & Van Der Kolk, B. (2015). Challenging the NPM ideas about performance management: selectivity and differentiation in outcome-oriented performance budgeting. Financial Accountability & Management, 31(3), 287–315. https://doi.org/10.1111/faam.12058

TCE-SP. (2009). Manual de Elaboração do PPA. São Paulo: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

TCE-SP. (2019). Índice de Efetividade da Gestão Municipal. Disponível em: https://www.tce.sp.gov.br/iegm. Acesso em junho/2021.

TCE-SP. (2021). Manual de Planejamento Público. São Paulo: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Disponível em https://www.tce.sp.gov.br/publicacoes/manual-planejamento-publico. Acesso em julho/2021.

Thornton, P.H., & Ocasio, W. (2008). Institutional Logics. In: Greenwood, R. et al. (Eds.). The Sage Handbook of Organizational Institutionalism. Thousand Oaks, CA: Sage, 99–129.

Tolbert, P. S., & Zucker, L. G. (1996). The Institutionalization of Institutional Theory. In S. R. Clegg, C. Hardy, & W. R. Nord (Orgs.), Handbook of Organization Studies (p. 175–190). London: Sage.

Weiller, J. A. B., & Mendes, Á. N. (2016). O Orçamento por Desempenho como ferramenta para gestão e avaliação da política de saúde no município de São Bernardo do Campo, no período 2006 a 2012. Saúde Em Debate, 40(110), 36–52. https://doi.org/10.1590/0103-1104201611003

World Bank (2011). Performance-Informed Budgeting in Latin America.

Publicado

2022-01-27

Como Citar

Azevedo, R. R. de, & Aquino, A. C. B. de. (2022). Uso cerimonial do planejamento de resultados nos municípios de São Paulo. Revista Contemporânea De Contabilidade, 19(50), 17–35. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e77866

Edição

Seção

Artigos