Do planejamento financeiro à administração estratégica: em que estágio encontram-se os pequenos municípios do Noroeste do Rio Grande do Sul?

Autores

  • Paulo Ricardo Ceni Barreto IESA - Santo Ângelo - RS
  • Rolando Juan Soliz Estrada UFSM - Santa Maria - RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O aumento das demandas da população, a crise fiscal e financeira dos governos e as mazelas originadas no processo de globalização passou a exigir uma postura baseada em uma gestão flexível, descentralizada, coordenada em uma administração estratégica. No Brasil, vem se dispensando um grande esforço no sentido de modernizar a administração pública, visando permitir às organizações do setor deixarem de agir de forma reativa para buscar antecipar-se às dificuldades, planejando o modo de enfrentá-las. Nesse contexto, o presente trabalho investiga a prática do planejamento em pequenos municípios da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, buscando identificar em qual estágio da evolução do planejamento os mesmos se encontram. Os resultados obtidos permitem concluir que os pequenos municípios estão, ainda, distantes da adequação a essa nova forma de gestão, encontrando-se no estágio mais primitivo: o do planejamento financeiro no qual o orçamento é a ferramenta básica.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Ceni Barreto, IESA - Santo Ângelo - RS

Possui Graduação em Administração de Empresas pela UCPEL (1982), graduação em Ciências Econômicas pela UPF (1996), especialização em Administração Financeira pela FGV (1996) e mestrado em Engenharia de Produção pela UFSM (2004). Atualmente é Professor Tempo Integral do IESA.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rolando Juan Soliz Estrada, UFSM - Santa Maria - RS

Possui Graduação em Engenharia Civil pela UFSM (1977), Graduação em Economia pela UFSM (1975), Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSM (1979), Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2000) e Pós-Doutorado em Administração pela USP (2006). Atualmente é professor titular da UFSM.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-03-31

Como Citar

Barreto, P. R. C., & Estrada, R. J. S. (2008). Do planejamento financeiro à administração estratégica: em que estágio encontram-se os pequenos municípios do Noroeste do Rio Grande do Sul?. Revista Contemporânea De Contabilidade, 3(6), 61–80. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos