Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e78381

Palavras-chave:

Remuneração, Economic Value Added, Market Value Added, Custo de Oportunidade

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a remuneração dos CEOs e a criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100. Para tal, contemplou-se o conceito de criação de valor a partir da utilização de medidas que incorporam o custo de oportunidade das empresas, quais sejam: Economic Value Added (EVA) e Market Value Added (MVA). O período em análise foi de 2015 a 2019, com uma amostra de 75 empresas. Para testar as hipóteses, utilizaram-se modelos de regressão linear múltipla, estimados pelo Método dos Momentos Generalizado Sistêmico. Os resultados indicam que o EVA e o MVA impactam na decisão de aumentar ou diminuir a remuneração dos CEOs. Portanto, os achados desta pesquisa podem indicar um alinhamento entre a política de remuneração das empresas analisadas e a criação de valor das organizações, amenizando os conflitos de interesse entre agente e principal.

Biografia do Autor

Natália Garcia de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade (UFMG)

Professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (UNIFAL)

Laís Karlina Vieira, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí (IFMG)

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade (UFMG)

Professora do Departamento de Ciências Gerenciais e Humanas (IFMG)

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (USP)

Professora Associada do Departamento de Ciências Contábeis (UFMG)

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Oliveira, N. G. de ., Vieira, L. K., & Cunha, J. V. A. da. (2021). Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100. Revista Contemporânea De Contabilidade, 18(49), 38-55. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e78381

Edição

Seção

Artigos