Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e78381Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a remuneração dos CEOs e a criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100. Para tal, contemplou-se o conceito de criação de valor a partir da utilização de medidas que incorporam o custo de oportunidade das empresas, quais sejam: Economic Value Added (EVA) e Market Value Added (MVA). O período em análise foi de 2015 a 2019, com uma amostra de 75 empresas. Para testar as hipóteses, utilizaram-se modelos de regressão linear múltipla, estimados pelo Método dos Momentos Generalizado Sistêmico. Os resultados indicam que o EVA e o MVA impactam na decisão de aumentar ou diminuir a remuneração dos CEOs. Portanto, os achados desta pesquisa podem indicar um alinhamento entre a política de remuneração das empresas analisadas e a criação de valor das organizações, amenizando os conflitos de interesse entre agente e principal.
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