Gestão do risco operacional: uma avaliação do novo acordo de capitais - Basiléia II

Autores

  • José Matias Pereira UnB - Brasília - DF

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar os avanços nas negociações do Acordo de Capitais de Basiléia II, no contexto da investigação da quebra de instituições financeiras, que veio por ressaltar a importância da avaliação do risco operacional. Neste cenário, a alternativa encontrada foi a reformulação do Basiléia I e a estruturação de um Novo Acordo de Capitais, o Basiléia II. Busca-se, nesse acordo, exigir uma maior ênfase no próprio controle interno dos bancos, em seus processos e modelos de administração de riscos, no processo de revisão do supervisor, e na disciplina do mercado. O estudo conclui que o referido acordo, apesar das reconhecidas dificuldades na sua implementação, delineia-se como um instrumento relevante no esforço para aumentar a segurança e a solidez do sistema financeiro mundial.

Biografia do Autor

José Matias Pereira, UnB - Brasília - DF

Professor-pesquisador do Programa de Pós-graduação em Administração da UnB. Pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Ministra as disciplinas Administração Pública Comparada no PPGA/UnB (mestrado e doutorado), e Metodologia da Pesquisa Científica no Programa de Pós-graduação em Contabilidade - UnB/UFPB/UFRN (mestrado e doutorado).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-03-31

Como Citar

Pereira, J. M. (2008). Gestão do risco operacional: uma avaliação do novo acordo de capitais - Basiléia II. Revista Contemporânea De Contabilidade, 3(6), 103–124. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos