Fundamentos da avaliação de ativos intangíveis

Autores

  • Sandra Rolim Ensslin UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

SCHIMIDT, Paulo; SANTOS, José Luiz dos; FERNANDES, Luciane Alves. Fundamentos da avaliação de ativos intangivies. São Paulo: Editora Atlas, 2006. Coleção Resumos de Contabilidade. v. 16. 162 p. ISBN: 8522443661. Este livro aborda a temática dos ativos intangíveis, oferecendo um mapeamento sobre o tema. Este mapeamento inicia-se com uma contextualização que perpassa: a definição de ativos intangíveis, seu reconhecimento contábil segundo as normas brasileiras, internacionais e norte-americanas, bem como os principais tipos de ativos intangíveis, segundo os autores. Este mapeamento, inclui, ainda, a discussão do conceito de goodwill e seu tratamento contábil, segundo as normas brasileiras, internacionais e norte-americanas. A partir deste mapeamento, os autores apresentam alguns métodos de avaliação dos ativos intangíveis. Finalmente, a questão dos intangíveis como fonte de vantagem competitiva organizacional é explorada.

Biografia do Autor

Sandra Rolim Ensslin, UFSC

Graduação em Ciência Contábeis pela UCPEL(1991), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002). Atualmente é professor adjunto da UFSC. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Modelos Multicritérios (apoio à decisão), atuando principalmente nos seguintes temas: MCDA-C, metodologia multicritério de apoio à decisão, avaliacao de desempenho, capital intelectual e ativos intangíveis.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Como Citar

Ensslin, S. R. (2006). Fundamentos da avaliação de ativos intangíveis. Revista Contemporânea De Contabilidade, 3(6), 169. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Resenhas