A sinalização do gerenciamento de resultados por meio da responsabilidade social corporativa no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e79901

Palavras-chave:

Responsabilidade social corporativa, Gerenciamento de resultados, Teoria da sinalização, Evidenciação voluntária, Qualidade da informação

Resumo

Objetivou-se estudar a relação entre a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o nível de Gerenciamento de Resultados (GR), sob a ótica da Teoria da Sinalização. A literatura aponta que os gestores podem apresentar a RSC de forma ética ou oportunista. Utilizou-se como amostra as empresas de capital aberto listadas na [B]3, não financeiras, entre o período de 2010 a 2018. Obteve-se o nível de GR pelo módulo dos resíduos (GRit) do modelo de Pae (2005), estimado por System Generalized Method of Moments (GMM). Captou-se o nível de divulgação de RSC por meio da análise de conteúdo dos Relatórios de Sustentabilidade, Formulários de Referência e Notas Explicativas, analisando a presença de indicadores econômicos, ambientais e sociais, baseados em Callado (2010) e Murcia e Wuerges (2011). Identificou-se que a presença de maiores informações de cunho ambiental podem sinalizar possíveis manipulações nos lucros, servido como um alerta para os stakeholders.

Biografia do Autor

Francisco José da Silva Júnior, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Ciências Contábeis (UFPB), João Pessoa – PB, Brasil

Paulo Amilton Maia Leite Filho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Titular do Departamento de Economia (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Silva Júnior, F. J. da, & Leite Filho, P. A. M. (2022). A sinalização do gerenciamento de resultados por meio da responsabilidade social corporativa no Brasil. Revista Contemporânea De Contabilidade, 19(52). https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e79901

Edição

Seção

Artigos