A evidenciação do passivo ambiental: qualificando o desconhecido

Autores

  • Suliani Rover UFSC - Florianópolis - SC
  • Jorge Luiz Alves UFSC - Florianópolis - SC
  • José Alonso Borba UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em identificar nas Demonstrações Contábeis e nas Demonstrações Adicionais (Balanço Social e Demonstração do Valor Adicionado) quais são as diferenças e semelhanças das práticas de evidenciação concernentes aos passivos ambientais. Oito companhias que atuam no Brasil, submetidas à Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) e que emitiram ADRs na Bolsa de Nova Iorque (NYSE), foram analisadas. O estudo caracteriza-se como exploratóriodescritivo, sendo que a técnica utilizada na pesquisa foi à análise de conteúdo. Observou-se que não houve homogeneidade quanto à formatação e apresentação das demonstrações adicionais. Além disso, as informações ambientais publicadas nos EUA são mais amplas do que as publicadas no Brasil.

Biografia do Autor

Suliani Rover, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade ambiental, disclosure/evidenciação ambiental, passivo ambiental e mercado de créditos de carbono.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Jorge Luiz Alves, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Ciências Contábeis pela UFSC.

José Alonso Borba, UFSC - Florianópolis - SC

Graduado em Ciências Contábeis pela UNIVALI (1983), mestrado em Contabilidade Gerencial pela FGV - RJ (1991) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (2001). Foi visiting schollar na University of Illinois at Urbana-Champaign (2000-2001). Atualmente é professor da UFSC - UFSC. Leciona na graduação do curso de Ciências Contábeis (Contabilidde IV e Contabilidade Internacional) e no curso de Administração (Administração de custos), nos mestrados de Administração (Controle Gerencial) e no de Contabilidade (Contabilidade Financeira) da UFSC. É membro da Anpcont - Associação Nacional de Pós-Graduação em Contabilidade. Tem experiência profissional como contador, auditor e controller. Tem artigos publicados nas principais revistas e congressos brasileiros. Recebeu premiações de mehor trabalho na USP, CLADEA e no CONVIBRA e também como orientador de alunos de iniciação científica. É avaliador de Revistas e Congressos Brasileiros sobre Contabilidade e Controladoria.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Como Citar

Rover, S., Alves, J. L., & Borba, J. A. (2006). A evidenciação do passivo ambiental: qualificando o desconhecido. Revista Contemporânea De Contabilidade, 3(5), 41–58. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos