Controle gerencial em empresas internacionalizadas: o caso da construtora Noberto Odebrecht S.A

Autores

  • Adriano Rodrigues UNESP - São Paulo - SP
  • Josir Simeone Gomes UNERJ - Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este estudo verifica o impacto provocado pelo processo de internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial da Construtora Norberto Odebrecht S.A. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória através do método de estudo de caso, sendo que a principal coleta de dados teve como base duas entrevistas. Deste modo, o estudo explora a relação entre os sistemas de controle gerencial da empresa com o plano de referência extraído da revisão da literatura, buscando evidenciar as possíveis modificações em função do processo de internacionalização. Os resultados encontrados são coincidentes com muitos aspectos da literatura, em especial a proximidade dos instrumentos de controle previstos na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) com as abordagens apresentadas sobre controle gerencial.

Biografia do Autor

Adriano Rodrigues, UNESP - São Paulo - SP

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Josir Simeone Gomes, UNERJ - Rio de Janeiro - RJ

Possui Graduação em Economia pela UFRJ, graduação em Ciências Contábeis pela FGV - RJ, especialização em Administração pela Havard Business School, mestrado e doutorado em Administração pela UFRJ e pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Como Citar

Rodrigues, A., & Gomes, J. S. (2006). Controle gerencial em empresas internacionalizadas: o caso da construtora Noberto Odebrecht S.A. Revista Contemporânea De Contabilidade, 3(5), 75–96. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos