Fatores determinantes para a não elaboração e publicação do balanço social: um estudo com as empresas cerâmicas da região da AMREC

Autores

  • Luciana Netto Fernandes UNESC - Criciúma - SC
  • Kátia Aurora Dalla Libera Sorato UNESC - Criciúma - SC
  • Rosimere Alves de Bona Porton UNESC - Criciúma - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Responsabilidade social, Informações, Balanço social, Social responsibility, Accounting information, Accountability

Resumo

Em virtude da relevância de temas relacionados com a responsabilidade social, esta pesquisa propõe-se a investigar os motivos e fatores de algumas empresas ainda não estarem elaborando o Balanço Social. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo “levantamento de dados”. As empresas pesquisadas fazem parte do Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Criciúma e Região Sul, que contém onze filiadas, sendo que uma delas está inativa. As dez organizações ativas serviram para compor a população deste estudo, das quais seis devolveram os questionários respondidos, sendo este o total da amostra. O tratamento dos dados teve caráter qualitativo e quantitativo.

Biografia do Autor

Luciana Netto Fernandes, UNESC - Criciúma - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Kátia Aurora Dalla Libera Sorato, UNESC - Criciúma - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1996) , especialização em Gestão Contábil Num Ambiente Competitivo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) . Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense e Coordenadora Adjunta da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rosimere Alves de Bona Porton, UNESC - Criciúma - SC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade de Custos, Gerencial, Estrutura e Análise de Balanço, Controladoria, Geral, Teoria da Contabilidade e Metodologia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-04-09

Como Citar

Fernandes, L. N., Sorato, K. A. D. L., & Porton, R. A. de B. (2008). Fatores determinantes para a não elaboração e publicação do balanço social: um estudo com as empresas cerâmicas da região da AMREC. Revista Contemporânea De Contabilidade, 4(7), 43-60. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos