Comparação entre as normas de auditoria do Brasil e as internacionais (IAASB)

Autores

  • Belky Esperanza Gutierrez Castañeda FEA/USP - São Paulo - SP
  • Luiz Nelson Guedes de Carvalho FEA/USP - São Paulo - SP
  • Nahor Plácido Lisboa FEA/USP - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O crescente processo de globalização e convergência que acontece em vários países, é fator primordial a divulgação de demonstrações contábeis confiáveis e comparáveis. Como resultado desse processo, a tendência no mundo da Contabilidade e da Auditoria é promover a convergência das suas normas com aquelas geradas por comitês multinacionais. No Brasil existe um dinâmico processo de pesquisa que contribui para acelerar e incentivar este processo, além de ajudar na adoção dos padrões internacionais de auditoria conforme preconizado pelo Banco Mundial, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e outros. Neste trabalho são identificadas as principais diferenças entre as normas internacionais de auditoria e as do Brasil emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Verificou-se que a maioria das normas internacionais tem algum tipo de relação com as normas do Brasil; no entanto, existem algumas sem nenhuma relação. Assim, há necessidade de maiores esforços do Brasil visando à plena convergência das normas nacionais de auditoria com as Internacionais.

Biografia do Autor

Belky Esperanza Gutierrez Castañeda, FEA/USP - São Paulo - SP

Possui graduação em Contaduría Pública - Universidad Libre (1999) e mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Contabilidade e Gerencia Financeira. Tem atuado principalmente nos seguintes temas de pesquisa: auditoria, auditoria no brasil e normas internacionais de auditoria.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Luiz Nelson Guedes de Carvalho, FEA/USP - São Paulo - SP

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1974), e em Ciências Contábeis pelas Faculdades São Judas Tadeu (1976). Mestre (1990) e doutor (1996) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - área de concentração Gestão de Riscos e Auditoria Independente. Professor concursado no Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, campus da capital, lecionando Contabilidade Internacional, Teoria da Contabilidade, Auditoria e Perícia, Tópicos Contemporâneos de Contabilidade, nos cursos de Graduação e de Pós-graduação 'strictu sensu'. É pesquisador e diretor de pesquisas da FIPECAFI com mandato até 2008. Participa da coordenação dos laboratórios de Auditoria e Perícia e de Contabilidade Internacional da FEA/USP.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Nahor Plácido Lisboa, FEA/USP - São Paulo - SP

Possui Graduação em Ciências Contábeis, Mestrado e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Contabilidade Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas Contábeis no Mercosul, IFRS, FASB.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-04-09

Como Citar

Castañeda, B. E. G., Carvalho, L. N. G. de, & Lisboa, N. P. (2008). Comparação entre as normas de auditoria do Brasil e as internacionais (IAASB). Revista Contemporânea De Contabilidade, 4(7), 81–100. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos