Políticas de segurança em sistemas de informação contábil: um estudo em cooperativas de crédito do estado de Minas Gerais

Autores

  • Adélio Carlos Andrade UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Flávia Cristina Alves Sousa UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Romualdo Douglas Colauto UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Laura Edith Taboada Pinheiro UFMG - Belo Horizonte - MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo do trabalho é prover um estudo sobre os mecanismos de segurança utilizados na manipulação de sistemas integrados de informação contábil-financeira como forma de prevenção e identificação de fraudes eletrônicas em cooperativas de crédito de Minas Gerais. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, com utilização da abordagem quantitativa. O universo selecionado compreendeu 43 cooperativas de crédito mineiras. A técnica utilizada para avaliar os sistemas de segurança foram questionários, sendo que as variáveis analisadas correspondem aos procedimentos usualmente estabelecidos nas normas de segurança da informação. Concluiuse que a avaliação dos procedimentos de segurança dos sistemas de informação contábil das grandes cooperativas de crédito mineiras apresentou resultados satisfatórios, podendo fornecer adequada confiabilidade quanto aos riscos de erros e fraudes eletrônicas.

Biografia do Autor

Adélio Carlos Andrade, UFMG - Belo Horizonte - MG

É Auditor Contábil, possui graduação em Ciências Contabéis pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004) e Especialização em Auditoria Externa pela Universidade Federal de Minas Gerias (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Flávia Cristina Alves Sousa, UFMG - Belo Horizonte - MG

É empresária e estudante, possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004) e especialização em Auditoria Externa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Romualdo Douglas Colauto, UFMG - Belo Horizonte - MG

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC na área de Gestão de Negócios (2005); Especialista em Consultoria Empresarial pela FECEA (1999); Graduado em Ciências Contábeis pela FECEA (1993); e Graduação em Letras pela FAFIJAN (1998). Foi Coordenador do Curso de Ciências Contábeis no Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis-SC. Desde de 2006 é Professor Adjunto em Regime de Dedicação Exclusiva da UFMG. Atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UFMG e Coordenador Científico da Revista de Contabilidade Vista & Revista da UFMG. Nos cursos de graduação em Ciências Contábeis atua nas disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira, Custos e Controladoria. Em cursos de Especialização trabalha com Gestão de Custos, Controles de Gestão, Métodos e Técnicas de Pesquisas, Controladoria, Contabilidade Financeira e Teoria da Contabilidade. No Programa de Mestrado trabalha com as Disciplinas de Teoria da Contabilidade e Métodos de Pesquisas em Contabilidade e Controladoria.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Laura Edith Taboada Pinheiro, UFMG - Belo Horizonte - MG

Concluiu o doutorado em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza (Espanha) em 2003, tendo sido reconhecido pela USP como Doutor em Ciências Contábeis em 2005. É graduada em Ciências Contábeis pela Universidad Nacional del Litoral (Argentina, 1995) e mestre em Contabilidade Internacional pela Universidad de Zaragoza (Espanha, 2003). Atualmente é professora Adjunta I da UFMG. Atua na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Auditoria, Modelos de Previsão de Insolvência Empresarial, Contabilidade Internacional e Análise Contábil.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-04-09

Como Citar

Andrade, A. C., Sousa, F. C. A., Colauto, R. D., & Pinheiro, L. E. T. (2008). Políticas de segurança em sistemas de informação contábil: um estudo em cooperativas de crédito do estado de Minas Gerais. Revista Contemporânea De Contabilidade, 4(7), 125–144. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos