Análise estratégica de cadeia de valor: um estudo exploratório do segmento indústria-varejo

Autores

  • Welington Rocha USP - São Paulo -SP
  • Márcio Luiz Borinelli USP - São Paulo -SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste estudo, que se enquadra no campo da Gestão Estratégica, os autores discutem o que é, para que serve e como funciona a análise de Cadeias de Valor. Além disso, trazem uma pesquisa empírica exploratória sobre a lucratividade de grandes empresas que compõem a Cadeia de Valor da indústria de bens de consumo e das grandes redes de supermercados que atuam no Brasil. Num primeiro momento, utilizando-se do método dialético, contestam definições equivocadas ou incompletas de Porter, Shank e Govindarajan e outros autores. Depois, através da análise das demonstrações contábeis das empresas pesquisadas, evidenciam quem está ganhando e quem está perdendo no segmento da cadeia escolhido para estudo. O resultado do trabalho é um quadro diferente, muito mais abrangente e esclarecedor do tema Cadeia de Valor, que contempla seus aspectos conceituais, procedimentais e utilitários. Como conclusão, a pesquisa empírica demonstrou que não houve, no período analisado, aumento da Margem Bruta do varejo e que as indústrias, por sua vez, tiveram maior crescimento na Margem Bruta do que o varejo.

Biografia do Autor

Welington Rocha, USP - São Paulo -SP

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Márcio Luiz Borinelli, USP - São Paulo -SP

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor não titular da Universidade Estadual de Maringá.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-04-09

Como Citar

Rocha, W., & Borinelli, M. L. (2008). Análise estratégica de cadeia de valor: um estudo exploratório do segmento indústria-varejo. Revista Contemporânea De Contabilidade, 4(7), 145–166. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos