Ensino da Contabilidade Gerencial: estudo dos cursos de Ciências Contábeis das melhores universidades brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n10p69Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e exploratória que visou verificar se os tópicos listados pelo Instituto dos Contadores Gerenciais (Institute of Management Accounting – IMA) como competências essenciais para os contadores gerenciais são abordados nas ementas dos cursos de Ciências Contábeis das melhores universidades brasileiras. Constatou-se que diversos itens indicados pelo IMA são abordados de forma limitada nos cursos de graduação selecionados para essa pesquisa e que alguns, praticamente, inexistem nos cursos de algumas universidades. Alguns outros itens, por outro lado, são bem contemplados nos cursos estudados. Pode-se concluir que muitos dos itens constantes da lista do IMA para a formação de bons contadores gerenciais, provavelmente, são lecionados sob a perspectiva da Contabilidade Financeira. Verificou-se, ainda, que, alguns tópicos citados pelo IMA e que parecem extremamente relevantes no atual processo de globalização e inovação tecnológica são, de certa forma, omitidos nos cursos estudados. Ressalta-se que a pesquisa apresentada nesse trabalho apresenta algumas limitações, tais como os níveis diferenciados de detalhamento das ementas dos cursos de Ciências Contábeis disponibilizadas pelas universidades e as possíveis diferenças entre os ambientes empresariais contemplados pelo IMA e os tipicamente existentes no Brasil.
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