A Rentabilidade da TAM no Contexto de Elevação do Preço do Barril de Petróleo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n10p129Resumo
Recentemente o barril de petróleo superou a barreira dos US$ 100,00 e seus impactos podem ser observados nos resultados do setor aéreo mundial através da mídia. O presente estudo objetiva avaliar até que ponto o aumento internacional do preço do barril de petróleo impactou a rentabilidade da Transportes Aéreos Marília S.A (TAM S.A), empresa brasileira líder do setor aéreo no Brasil. A pesquisa explora o contexto da aviação civil na abordagem metodológica do estudo de caso nos moldes de Yin (2005) com Métodos DuPont e regressão linear simples, no período de 2001 a 2006. Foram utilizados com ênfase os documentos virtuais da empresa, no portal da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O estudo procura falsear a ausência de relação do aumento do preço do barril de petróleo e a rentabilidade. Aparentemente há evidências que sinalizam a influência do barril de petróleo no ROA, ROE, Custo de Bens e Serviços Prestados, Receita Operacional e Lucro Líquido da TAM, principalmente em bases trimestrais com significância de 5% (valor p < 0,05). Recomenda-se a ampliação do estudo para empresas de menor porte em âmbito nacional, bem como análises comparativas com operadores internacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY NC ND. Esta licença permite acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que com a citação da fonte, atribuindo os devidos créditos de autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.