A projeção asiática da indústria têxtil e vestuarista catarinense nos anos 2000: estudo sobre três experiências no Vale do Itajaí

Autores

  • Vanessa Jurgenfeld Universidade Federal de Santa Catarina
  • Hoyêdo Nunes Lins Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2010v13n2p11

Resumo

Nos anos 2000, fabricantes têxteis e vestuaristas de Santa Catarina passaram a encomendar a produção de artigos prontos e semiacabados na Ásia, principalmente na China, objetivando ampliar e diversificar a sua oferta no mercado brasileiro e no exterior. O câmbio foi determinante nesse movimento, que implica governança com coordenação e imposição de parâmetros produtivos pelos compradores junto aos fornecedores. Este artigo analisa essa estratégia baseado em entrevistas em três empresas do Vale do Itajaí (SC) – Hering, Teka e Buettner – e em instituições locais. Mostra-se que, procurando a Ásia, as empresas buscam presença em ambiente que representa o referencial mundial de preços nessas atividades, por conta da mão de obra mais barata e do alto nível de qualidade. Mas a produção asiática é complementar à realizada pelas empresas, sem desativação de linhas de produtos locais. Todavia, houve ajustes no planejamento da produção, sobretudo quanto à concepção e ao lançamento das coleções.

Biografia do Autor

Vanessa Jurgenfeld, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é mestranda em Desenvolvimento Econômico na Unicamp.

Mais informações no Currículo Lattes.

Hoyêdo Nunes Lins, Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Regional pela University College Of Swansea e doutorado em Geografia Organização do Espaço pela Universite de Tours (Universite Francois Rabelais). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2011-11-16

Edição

Seção

Artigos