Descrição da pobreza rural no Brasil: uma análise de 2003 e 2009

Autores

  • Thaís Damasceno Lima Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".
  • Stephano Hertal Farias Nunes Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGE/Unesp), Universidade Estadual de Ponta Grossa.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2014v17n1p11

Resumo

Este trabalho tem por objetivo descrever a pobreza na área rural no Brasil utilizando-se de dados e mapas que subsidiam a análise dos anos de 2003 a 2009. Para tanto, são apresentadas as diversas abordagens e conceitos de pobreza e sua mensuração. Em seguida parte-se para o estudo de caso do Brasil, tendo como principal foco a insuiciência de renda e a insuiciência alimentar. Por im faz-se uma análise crítica dos dados colocando em pauta os programas assistencialistas que podem ter ajudado na diminuição da pobreza na zona rural. Segundo relatório da ONU, a maioria dos pobres do mundo se situam nessa área.

Biografia do Autor

Thaís Damasceno Lima, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Graduada em ciências econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia, mestranda do programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (PPGE/Unesp). 

Stephano Hertal Farias Nunes, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGE/Unesp), Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Graduado em economia pela Universidade Estadual de Maringá, mestrando do programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGE/Unesp) com bolsa de apoio da Capes e professor colaborador do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Edição

Seção

Artigos