Investimento em capital fixo em Minas Gerais no período de 2005-2009: gargalo na infraestrutura de transporte rodoviário e na produção de bens de capital mais elaborados

Autores/as

  • Thiago Rafael Corrêa de Almeida Fundação João Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2014v17n1p56

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de realizar um mapeamento dos investimentos ou, na linguagem mais técnica, da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) em Minas Gerais no período 2005-2009. A metodologia utilizada para esse propósito tem como referência os resultados do cálculo da FBCF pela Fundação João Pinheiro (FJP) e outras fontes de dados complementares. De forma resumida, pretende-se detalhar os investimentos com relação a sua origem, uso e composição; quantificar os investimentos públicos pelo estado; analisar o peso dos investimentos em infraestrutura e identificar possíveis gargalos para o estabelecimento de políticas públicas. Na medida do possível, buscou-se caracterizar o comportamento da FBCF por meio das teorias econômicas dos determinantes do investimento.

Biografía del autor/a

Thiago Rafael Corrêa de Almeida, Fundação João Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais.

Bacharel em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP), pós-graduado lato sensu em Estatística com ênfase em indústria e mercado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Trabalha na Fundação João Pinheiro no Centro de Estatística e Informações (CEI) integrando a equipe de contas regionais (responsável pelo indicador do PIB trimestral de Minas Gerais, estudos setoriais de conjuntura econômica e membro na elaboração da Tabela de Recursos e Usos de Minas Gerais).

Publicado

2014-01-01

Número

Sección

Artigos