O problema da multiplicidade política para o materialismo histórico: as análises dos sistemas-mundo e o desenvolvimento desigual e combinado
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8085.2014v17n2p107Resumo
As análises dos sistemas-mundo e a teoria do desenvolvimento desigual e combinado representam duas das mais interessantes e inovadoras perspectivas teóricas para o estudo da economia política internacional baseadas no programa de pesquisa materialista histórico. Nos textos basilares de ambas as perspectivas, Trotsky e Wallerstein se defrontaram com o mesmo problema: como superar visões etapistas do desenvolvimento, derivadas do "marxismo vulgar", que previa a impossibilidade do surgimento de revoluções socialistas em países cujo nível de desenvolvimento fosse atrasado em relação aos Estados capitalistas centrais. Por caminhos diferentes, Trotsky e Wallerstein rompem com essa visão. Trotsky sugere o caráter desigual e combinado dos modos de produção em países atrasados; Wallerstein propõe uma perspectiva holística, em que os modos de produção aparecessem com referência à economia-mundo. Em ambos os casos, é possível identificar o problema subjacente causado pelo fato da multiplicidade política, pois o capitalismo efetivamente não se espalhou de modo igual por diferentes Estados. No presente artigo, argumenta-se que, apesar substanciais diferenças que apresentam entre si, as contribuições de Trotsky e Wallerstein podem ser vistas como complementares, ampliando o poder explicativo do materialismo histórico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Esta licença permite acessar, baixar (download), compartilhar o conteúdo dos artigos desde que citada a fonte, atribuindo os devidos créditos de autoria.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.