As estratégias de crescimento de dois grandes grupos econômicos do segmento de luxo

Autores

  • Rodrigo Possignolo Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Carlos de Carvalho Júnior Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2015v18n1p103

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as estratégias de crescimento das empresas que compõe a chamada indústria do luxo e observar a formação de conglomerados internacionais que operam estratégias alinhadas ao padrão de concorrência setorial dessa indústria. Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica e análise de material publicado sobre o setor específico de luxo, além de um levantamento de dados sobre dois conglomerados de luxo internacionais, o LVMH (Möet Hennessy Louis Vuitton) e PPR (Pinaut Primtemps Redoute). Verificou-se que as estratégias que deram sustentação ao crescimento daqueles grupos econômicos foram a diversificação de atividades via fusões e aquisições, aliada à diferenciação de produto baseada em atributos tais como a alta qualidade dos produtos e a distinção da marca. 

Biografia do Autor

Rodrigo Possignolo Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Marketing da Moda
e Comunicação pelo Istituto Europeo di Design. 

Luiz Carlos de Carvalho Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos