O câmbio como ferramenta de política econômica e os efeitos sobre a indústria brasileira: uma análise histórica

Autores

  • Jonatham Ferreira Dias Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mirian Beatriz Schneider Unioeste- Universidade Estadual do Oeste Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8085.2015v18n2p41

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o papel da política cambial brasileira e a sua influência sobre o setor industrial. Pode-se constatar que ocorre no Brasil uma desindustrialização como perda de participação do setor industrial no PIB brasileiro. A liberalização comercial e financeira abrupta nos anos 90, combinada a uma política cambial sobrevalorizada nos anos 2000, em decorrência do fenômeno Doença Holandesa no Brasil, podem estar afetando negativamente o setor industrial. Mesmo que os governos Lula e Dilma tenham criado políticas industriais para fomentar o setor e mesmo que tenha sido válida, contudo não foi suficiente, diante de um ambiente macroeconômico desfavorável, principalmente em função do câmbio apreciado e de juros altos que inibem os investimentos necessários para o crescimento da indústria. Em decorrência disso, a indústria brasileira perdeu participação nas exportações brasileiras e o setor industrial apresentou baixo dinamismo tanto externo quanto interno, uma vez que houve uma crescente importação de produtos industriais.

Biografia do Autor

Jonatham Ferreira Dias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Administrador de Empresas/UNIPAR. Mestre em Desenvolvimento Econômico e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mirian Beatriz Schneider, Unioeste- Universidade Estadual do Oeste Paranaense

Professora-Associada e Pesquisadora dos Colegiados do Curso de Ciências Econômicas, dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Programa de Pós-Graduação em Economia da Unioeste- Campus de Toledo. Membra do Grupo de Pesquisa GEPEC. Doutora em História Econômica pela Universidad de León/Es e pós-Doutora em Economia pela ESALQ/USP.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Edição

Seção

Artigos